Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Procurador de justiça instaura procedimento para apurar crise na saúde de Teresina

Dr. Pessoa tem menos de 48h para esclarecer movimentações orçamentárias previstas em decreto
Redação

O procurador-geral de justiça, Cleandro Moura, instaurou procedimento, nessa quinta-feira (28/12), para analisar fatos apontados como graves na gestão de recursos públicos destinados à saúde pela Prefeitura de Teresina. Comprovada a malversação, poderá ser proposta representação pela intervenção na gestão.

Além disso, o procedimento também deve apurar a ocorrência e as causas de interrupção do fornecimento e disponibilização de insumos à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e à rede pública municipal de saúde, como materiais médicos, antibióticos, analgésicos, antiarrítmicos, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anestésicos, agulhas para procedimentos anestésicos, tubos para intubação orotraqueal em crianças e adultos e a calibragem de aparelhos de anestesia.

Foto: Divulgação/ MPPIHomicídio em São Miguel do Tapuio
MP-PI

De acordo com o Ministério Publico do Estado do Piauí (MP-PI), será apurada ainda a falta de funcionamento da radiologia devido ao desligamento de aparelhos pela empresa contratada, a falha na prestação de serviços essenciais na rede pública municipal de saúde e o fechamento de Unidades Básicas de Saúde, que foi anunciado pela FMS.

"O prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo da Rocha Gomes Ferreira, e o Secretário Municipal de Finanças, Esdras Avelino, terão que apresentar, no prazo de 48 horas, informações, esclarecimentos, justificativas e documentos que comprovem os motivos e fatos que levaram às movimentações orçamentárias previstas no Decreto Municipal nº 25.387, de 26/12/2023", diz o MP-PI.

A intervenção no Município ocorre, mediante representação do procurador-geral de justiça, para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

Fonte: MP-PI

Comente