Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Hospital do Mocambinho oferece tratamento para pessoas víciadas em álcool e drogas

Unidade dispõe de leitos específicos para homens e mulheres, enfermarias climatizadas e mais

O tratamento hospitalar para desintoxicação de substâncias psicoativas é uma etapa fundamental no cuidado de pessoas que enfrentam o uso abusivo ou a dependência química. O acompanhamento especializado não apenas ajuda a pessoa a interromper o consumo, mas também a reconstruir a vida, promovendo a reintegração social e prevenindo recaídas.

Foto: Divulgação/AscomHospital do Mocambinho
Hospital do Mocambinho

O cuidado hospitalar especializado vai muito além da estabilização clínica e pode ser decisivo no processo de mudança de vida do paciente. Na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina, esse serviço é ofertado em um ambiente seguro, acolhedor e totalmente estruturado para garantir o bem-estar do paciente.

Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), o Hospital do Mocambinho dispõe de leitos específicos para homens e mulheres, enfermarias climatizadas e uma ampla área de convivência, proporcionando conforto e dignidade aos pacientes. “Quando bem conduzido, o tratamento pode representar um ponto de virada na trajetória de quem vive há anos marcado pelo uso de substâncias psicoativas”, defende Talyta Campelo, responsável técnica pela área de psicologia no Hospital do Mocambinho.

De acordo com a profissional, além de reduzir riscos imediatos, o processo terapêutico praticado na unidade fortalece o paciente para buscar mudanças a longo prazo, reconstruir vínculos familiares e retomar projetos de vida. “Investir em um tratamento hospitalar qualificado, centrado no acolhimento e na atuação multiprofissional, não significa apenas lidar com um problema pontual de saúde; é abrir caminho para que esse paciente reconstrua sua autonomia, dignidade e perspectiva de futuro”, afirma a psicóloga.

Para ter acesso ao serviço de desintoxicação e cuidado integral contra o uso de álcool e outras drogas disponibilizado pelo hospital, é necessário que o paciente tenha, no mínimo, 18 anos. O atendimento é individualizado e personalizado, com o objetivo de promover a estabilização física e emocional, utilizando todos os recursos necessários para o início do processo de recuperação. “Isso permite a construção de planos terapêuticos que auxiliam o paciente a dar os primeiros passos na reconstrução de sua vida com dignidade, consciência e apoio contínuo”, complementa Talyta Campelo.

Para garantir um cuidado mais efetivo e humanizado durante todo o processo, o trabalho em equipe é essencial. Nesse sentido, a atuação conjunta de diferentes profissionais da saúde é um dos pilares do tratamento. “O trabalho multiprofissional integrado envolve médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, nutricionista e outros profissionais, que atuam juntos para auxiliar o paciente de forma integral — não apenas em relação ao uso da substância, mas considerando sua história de vida, influências e questões emocionais, sociais e familiares. Cada profissional contribui com um olhar específico, o que enriquece o plano terapêutico e amplia as chances de um cuidado realmente efetivo”, explica a gerente administrativa da unidade, Perla Oliveira.

Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo número (86) 2222-0177 ou procurar diretamente o setor de Urgência do Hospital do Mocambinho, onde será submetido a uma avaliação médica e triagem para, posteriormente, dar início ao tratamento, de forma gratuita — 100% SUS.

Comente