Governo lança edital para o Programa Mais Médicos com 66 vagas para o Piauí
As inscrições terão início na sexta-feira (26/05) e seguirão até o dia 31 de maioNesta segunda-feira (22/05), o Governo Federal anunciou a abertura do edital para o Programa Mais Médicos que contém 66 vagas para o Piauí. Serão disponibilizadas 5.970 vagas em 1.994 municípios brasileiros. As inscrições terão início na sexta-feira (26/05) e seguirão até o dia 31 de maio.

A prioridade inicial será dada aos médicos brasileiros formados no país. No entanto, profissionais formados no exterior, tanto brasileiros quanto estrangeiros, também serão convocados para preencher as vagas remanescentes.
Segundo o governo, o objetivo desse edital é "preencher as vagas ociosas dos últimos quatro anos". Além disso, mil das vagas serão destinadas à região da Amazônia.
Cada médico participante receberá uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50 mensais, com duração de 48 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
A expectativa é que o processo seletivo ocorra em junho, e os profissionais selecionados comecem a atuar nas respectivas regiões ainda no mesmo mês.
A seleção será baseada na análise curricular dos candidatos, com pontuações atribuídas para cada formação adicional ou experiência anterior que o médico possua. Cada candidato poderá acumular até 90 pontos.
Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa Mais Médicos e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de 1.000 vagas inéditas para Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulenerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), inclusive no território Yanomami que se encontra em situação de emergência sanitária.
A expectativa do Governo Federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS. Confira o cronograma.
Como se inscrever e critérios de alocação nos municípios
Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, por meio do site oficial do programa. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.
Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.
VAGAS PARA MÉDICOS
CENTRO-OESTE
383
NORDESTE
1.250
NORTE
1.471
SUDESTE
1.787
SUL
1.079
Total Geral
5.970