Fábio Novo critica gestão de Silvio Mendes e cobra coragem para mudar transporte
Deputado afirma que prefeito não está preparado e que eleição foi marcada por fake newsO deputado estadual Fábio Novo, ex-candidato à Prefeitura de Teresina, fez duras críticas à atual gestão municipal durante entrevista ao A10Cast. Segundo ele, o prefeito Silvio Mendes assumiu o cargo despreparado para enfrentar a crise financeira e administrativa da capital. “O grande gestor a gente conhece no momento das vacas magras, e o Dr. Silvio tem se revelado que não está preparado para ser gestor”, afirmou.

Fábio Novo também questionou a transparência da atual administração. “Nós temos um prefeito que não divulgou o resultado de uma comissão de transição, que um dia diz que o rombo é de 1 bilhão, depois 2, depois 4, e até hoje não se sabe qual é o valor real”, disse, elogiando a iniciativa da Câmara Municipal em instaurar uma CPI para investigar o caso.
Ao ser perguntado sobre uma possível candidatura em 2028, adotou cautela. “Daqui pra 2028 tem muito chão. Não vou dizer nem que sim nem que não. Eu não sou uma pessoa que está presente apenas no período da eleição”, destacou. Apesar disso, ressaltou o orgulho de ter sido escolhido pelo partido na eleição anterior e disse ter feito uma campanha “propositiva, ouvindo o povo”.
O deputado também criticou o sistema de transporte público da cidade, classificando o contrato vigente como “vergonhoso”. Segundo ele, é preciso coragem para romper o modelo atual. “Como eu tenho uma linha de ônibus que eu te concedo e você é quem fiscaliza e me manda a conta? Essa conta não fecha”, disse, citando o exemplo da cidade de Palmas.

Fábio Novo ainda apontou o impacto das fake news na eleição de 2024. “Foram mais de 20 processos. Eu ganhei 18 do Dr. Silvio, todos por mentiras. Isso prejudicou muito nossa campanha. O programa eleitoral virou um palco de ataques”, afirmou. Ele também levantou suspeitas sobre o vazamento de um inquérito sigiloso da Polícia Federal durante a eleição, posteriormente arquivado pela Justiça Federal.
Por fim, o deputado reafirmou sua postura de oposição à antiga gestão de Dr. Pessoa, criticando a presença de aliados do ex-prefeito na atual administração. Ele elogiou os avanços promovidos pelos governos estadual e federal, destacando ações como a ampliação do ensino integral e investimentos na UESPI. “Isso é uma revolução. As pessoas às vezes não percebem, mas o presente já está acontecendo”, concluiu.
Assista a entrevista completa abaixo: