Definida nova lista tríplice para Procurador-Geral de Justiça do Piauí
Cláudia Seabra, Everângela Barros e Ana Isabel Dias foram as mais votadas na eleiçãoA eleição para a formação da lista tríplice ao cargo de procurador-geral de Justiça do Piauí para o biênio 2025-2027 foi concluída com Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra na liderança, com 135 votos. Everângela Araújo Barros Parente ficou em segundo lugar, com 120 votos, seguida por Ana Isabel Mota Dias, que obteve 111 votos. Com isso, as três foram escolhidas para compor a lista a ser encaminhada ao governador do Estado.

Os demais candidatos, Vando da Silva Marques e Maurício Gomes de Souza, receberam, respectivamente, 51 e 16 votos. Ao todo, 159 membros do Ministério Público com direito a voto participaram do pleito, que registrou 433 votos válidos, 44 votos brancos e nenhuma abstenção ou voto nulo. O processo foi realizado de forma remota, por meio do sistema Athenas, que conta com mecanismos de segurança para garantir a integridade da votação.

A Comissão Eleitoral foi composta pelas procuradoras de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes (presidente), Rosangela de Fátima Loureiro Mendes e Catarina Gadêlha Malta de Moura Rufino. A lista será enviada ao governador do Piauí, que terá o prazo legal de 10 dias para nomear uma das integrantes como a próxima chefe do Ministério Público estadual.
O PGJ é responsável por conduzir a gestão institucional, a execução orçamentária e presidir os colegiados da Administração Superior, entre outras atribuições.