Homem é preso por tentar afogar filhotes de cachorro na Pedra do Sal, em Parnaíba
No momento da abordagem, o indivíduo alegou que estava apenas "banhando" com os animais no marUm homem de 30 anos foi preso em flagrante no domingo (13/07), acusado de maus-tratos contra animais, após tentar afogar dois filhotes de cachorro na Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí. A prisão foi efetuada por equipes da 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ªCipa), que atuam na região.

De acordo com a polícia, Manoel Monteiro de Lima foi flagrado por banhistas jogando os animais ao mar. Imagens gravadas por testemunhas mostram o suspeito arremessando os filhotes para cima e em direção à água, em uma tentativa de afogamento. As gravações foram entregues à polícia e usadas para comprovar o crime.
O homem apresentava sinais de embriaguez no momento da abordagem e, ao ser questionado, alegou que estava apenas "banhando" com os animais no mar. Ele também informou que era tutor de apenas um dos filhotes, enquanto o outro pertenceria à sua mãe. No entanto, segundo os agentes da 2ªCipa, os cães apresentavam ferimentos visíveis pelo corpo.
Manoel foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foi autuado por maus-tratos a animais, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). O caso é considerado inafiançável, e o suspeito deverá passar por audiência de custódia.
A pena para crimes de maus-tratos a animais pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa que pode chegar a R$ 5 mil por animal.