OMS adota certificado digital de Covid-19 da União Europeia
Certificado é resultado da parceria entre OMS e Comissão EuropeiaA Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Comissão Europeia estabeleceram uma parceria para expandir o certificado digital Covid-19 da União Europeia (UE) para todo o mundo visando futuras aplicações, como um boletim de vacinas digitalizado. Essa parceria busca facilitar a mobilidade global e proteger os cidadãos contra ameaças à saúde.
O certificado digital da UE para covid-19 servirá como base para a Rede Mundial de Certificação Digital em Saúde da OMS, que desenvolverá produtos digitais para todos.

A parceria também trabalhará no desenvolvimento técnico do sistema da OMS, incluindo a possibilidade de digitalizar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.
O sistema global da OMS está previsto para ser operacional em junho de 2023, com a Comissão Europeia e a OMS trabalhando juntas para garantir a participação global e equitativa.
O certificado entrou em vigor na UE em julho de 2021, permitindo benefícios para aqueles que estão vacinados ou se recuperaram do vírus.