EUA atacam três instalações nucleares no Irã, anuncia Donald Trump
Ataque ocorre dias após um alerta do líder supremo do Irã, aiatolá Ali KhameneiO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (21) que o país realizou ataques contra três instalações nucleares no Irã. A ação ocorre em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio, após a ofensiva militar israelense na região.

Por meio de suas redes sociais, Trump afirmou que o bombardeio foi bem-sucedido e que todas as aeronaves norte-americanas já deixaram o espaço aéreo iraniano. “Concluímos com muito sucesso nosso ataque às três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan. Fordow se foi”, declarou.
Localizada ao sul de Teerã, Fordow é uma das instalações mais protegidas do programa nuclear iraniano. Construída em local estratégico e com estrutura reforçada, a unidade foi projetada para resistir a bombardeios aéreos, inclusive de armas de alto poder destrutivo, como a bomba GBU-57, considerada uma das mais potentes dos Estados Unidos. O governo iraniano defende que o local serve apenas a fins civis.
Risco de escalada
O ataque ocorre dias após um alerta do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. Na última quarta-feira (18), ele declarou que qualquer ofensiva norte-americana teria “consequências sérias e irreparáveis”.
Na quinta-feira (19), a Casa Branca havia sinalizado que uma decisão sobre uma possível intervenção militar poderia levar até duas semanas. “Diante da possibilidade de negociações que podem ou não ocorrer em breve com o Irã, tomarei minha decisão de avançar ou não nas próximas duas semanas”, informou Trump, por meio de uma declaração lida pela porta-voz Karoline Leavitt.
Tensão crescente
A crise se intensificou após o ataque israelense no dia 13 de junho, que foi justificado pelo governo de Israel como uma resposta à suspeita de que o Irã estaria próximo de desenvolver uma arma nuclear. Teerã, no entanto, nega a acusação e afirma que seu programa nuclear tem objetivos exclusivamente pacíficos.