Uespi implanta mestrado profissional em Letras no campus de Parnaíba
Proposta surgiu a partir da percepção da demanda crescente na região norte do estadoA Universidade Estadual do Piauí (Uespi) acaba de conquistar um avanço importante na área acadêmica: a implantação do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no campus de Parnaíba. A aprovação foi confirmada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e posiciona a instituição entre as selecionadas para integrar a Rede Nacional do Profletras, que tem como foco a qualificação de professores de Língua Portuguesa da educação básica.

A proposta surgiu a partir da percepção da demanda crescente na região norte do estado. Segundo a professora Rita Alves Vieira, que liderou o projeto, a ausência de uma pós-graduação stricto sensu na área de Letras em Parnaíba motivou a equipe a construir e apresentar a proposta. “Nós já formamos cerca de 25 turmas de Letras-Português de 2000 até agora, então percebemos claramente essa necessidade”, destacou.
O interesse pelo programa ficou evidente no último exame nacional de acesso ao Profletras. A unidade da Uespi em Teresina foi a mais procurada do país, com 282 candidatos, entre as 48 instituições que fazem parte da rede. “Isso mostra que existe uma demanda muito grande, especialmente no interior do estado, por formação acadêmica mais avançada”, explica Rita.
Com o novo mestrado, os professores da educação básica terão acesso a conteúdos que fortalecem sua prática em sala de aula, especialmente no ensino de Língua Portuguesa, literatura e produção de textos. “O Profletras é uma oportunidade de aprimoramento que tem impacto direto na qualidade do ensino nas escolas”, reforça a professora.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rauirys Alencar, celebra a conquista e lembra que ela faz parte de um movimento da atual gestão em fortalecer a pós-graduação e levar ensino superior de qualidade para mais regiões do Piauí. “Já conseguimos aprovar quatro mestrados e dois doutorados. Isso eleva nossos indicadores acadêmicos e amplia a produção científica da Uespi”, afirmou.
A expectativa é que o primeiro processo seletivo do Profletras em Parnaíba aconteça já nos próximos meses, beneficiando diretamente professores da região norte e contribuindo para a interiorização da educação de qualidade no Piauí.