Rafael Fonteles inaugura primeiro Centro Especializado de Autismo do Piauí
O espaço vai oferecer atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinarO Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria da Saúde (Sesapi), inaugura, nesta sexta-feira (11), a partir das 7h30, o primeiro Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea).

O espaço vai oferecer atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros profissionais. Além disso, o espaço conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e com uma sala de estímulo multissensorial.
O objetivo é oferecer um lugar específico no Piauí, onde pessoas com Transtorno do Espectro Autista de todas as idades, e suas famílias, possam ter um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias, contribuindo com a melhoria na vida. O Centro ficará sob a administração da organização social de saúde Sociedade Brasileira Caminho de Damasco e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o acesso aos atendimentos será através de regulação do SUS, no qual a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), solicitando a triagem para o novo Centro.
"Exatamente, hoje é um dia de muita alegria, só agradecer a Deus. A gente está muito feliz por realizar mais este sonho, onde se chama sonho, hoje é realidade. É um centro de alta complexidade que vai atender as pessoas com TEA de todo o estado do Piauí, mas também as famílias. O importante é que as famílias não vão precisar estar, por exemplo, ter um atendimento do neuro aqui, e aí precisava de uma terapia ocupacional ou de uma PO, tinha que procurar fora. Não, nós temos toda a equipe aqui no centro", disse.

Para o secretário da Saúde, Antonio Luiz, “Vai ajudar não só a pessoa no transtorno do espectro autista, mas também com a família daquela pessoa que está no espectro. Eu tenho uma filha de 12 anos que está nesse espectro, é leve, mas é um tratamento muito especializado que exige realmente um trabalho da família", disse.

Os recursos financeiros para a implantação do Centro, no valor de R$ R$ 5.829.458,14, são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual.
"Eu tô muito feliz, muito grata a Deus por esse centro, a realização de um sonho. Eu percebi ao longo do tempo, ainda quanto deputada federal, a discussão que a gente tinha no dia a dia na Câmara, a necessidade do Brasil ter uma política pública de cuidados. Aqui no estado do Piauí são cerca de mais de 40 mil, dados agora do IBGE, de pessoas que se declararam autistas. Só aqui em Teresina são cerca de 14 mil autistas também, segundo dados do IBGE, essa pesquisa mais recente. Percebe-se a necessidade urgente de se ter um centro realmente especializado no atendimento a essas pessoas", destacou.

O governador do Piauí, Rafale Fonteles, reforçou o caráter transformador e estruturante do CETEA. Ele reconhece a luta histórica dos envolvidos, especialmente da ex-deputada Rejane Dias e do ministro Wellington Dias.
"Uma felicidade enorme esse momento aqui para o nosso governo e para todos que defendem a causa das pessoas com deficiência, das pessoas com o transtorno do espectro autista. Aqui é um sonho da ex-deputada federal Rejane Dias, foi ela que colocou os recursos como emenda parlamentar. Ela está aqui como conselheira do Tribunal de Contas, todos conhecem a luta dela e do ministro e ex-governador Wellington Dias nesta temática. Aqui é uma obra espetacular, mas mais do que uma obra espetacular, o serviço que vai ser prestado aqui por mais de 50 profissionais é que vai realmente ser transformador na vida dessas famílias, disse.

“Vai melhorar muito [...] agora renovam a esperança", destacou Luzia, mãe de autista, que representa a voz das famílias, aquelas que enfrentam no cotidiano as falhas do sistema público de saúde, especialmente na rede do SUS. Sua fala é um testemunho real da exclusão e da esperança renovada com a abertura do centro.

“Estava com essa lacuna [...] agora estamos preenchendo.” A fala de Marcelo Nolleto, secretário de comunicação do estado, é uma avaliação institucional da política pública. Ele reconhece a existência de uma demanda não atendida, uma “lacuna”, e celebra o centro como resposta concreta a essa deficiência histórica. Enfatiza também a qualidade da estrutura física e do atendimento contínuo.

“Tanto eu como a deputada Rejane, experimentamos o que muitas coisas ainda faltavam. Um dia, ali, tem um diagnóstico de uma filha com o transtorno do espetáculo autista, no nosso caso, a Daniela.” O Ministro do Desenvolvimeto Social, Wellington Dias, dá um testemunho pessoal e político, revelando que também é pai de uma filha autista. Sua fala resgata a trajetória de luta por políticas públicas adequadas, com forte carga emocional e simbólica, reforçando que a criação do centro é resultado de vivências que ultrapassam o debate técnico e entram no campo da vivência familiar e social.

O Cetea fica localizado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, no antigo Centro de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies), facilitando assim, o acesso e atendimento do público-alvo.