Niède Guidon será sepultada no dia do aniversário da Serra da Capivara
O velório terá início nesta terça-feira (4), às 15h, no próprio MuseuO corpo da arqueóloga Niède Guidon será sepultado nesta quinta-feira (05/06), justamente no dia em que o Parque Nacional Serra da Capivara, no sul do Piauí, completa 46 anos de criação. Em um gesto simbólico e tocante, o sepultamento acontecerá às 9h, de forma reservada, no jardim da casa onde Niède morava, próximo ao Museu do Homem Americano, sede da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).
O velório terá início nesta terça-feira (4), às 15h, no próprio Museu, que foi residência da cientista por muitos anos. O local está temporariamente fechado ao público para os preparativos da cerimônia. Tendas e cadeiras foram montadas para acolher amigos, admiradores e a comunidade local que deseja prestar suas últimas homenagens. A cerimônia será aberta ao público até a meia-noite.

Segundo Marrian Rodrigues, atual chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, os preparativos para a comemoração do aniversário do parque foram adiados. “Sabemos que ela não gostaria que a festa fosse cancelada, mas não temos condições emocionais de celebrar enquanto ela está sendo enterrada”, afirmou. A ideia é realizar uma homenagem oficial no sétimo dia, no próprio parque, que foi sua maior paixão.
Sobre os últimos momentos de Niède, Marrian relatou que a arqueóloga vinha se sentindo bem, mas teve um mal-estar durante a madrugada. “Ela acordou por volta de uma da manhã, quis se levantar, fez um gesto e partiu. Foi tudo muito rápido”, contou.