Municípios piauienses iniciam formação para garantir selo UNICEF em 2028
O selo certifica que as cidades participantes investiram em políticas públicas voltas à infânciaO Fundo das Nações Unidas para a Infância inicia, nesta terça-feira (19/08), no Piauí, o ciclo de formação do selo Unicef. Os 224 municípios piauienses foram convocados para participarem da formação que tem o objetivo de fortalecer políticas públicas em prol de crianças e adolescentes. O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Piauí é o primeiro estado do Brasil com adesão de 100% das cidades no programa. A chefe de escritório do UNICEF no Maranhão e Piauí, Ofélia Silva destaca que com a adesão das cidades, a qualidade de vida na infância tende a melhorar.
"O estado do Piauí iniciou essa nova jornada de forma exemplar. Foi um dos primeiros estados a atingir 100% da adesão dos municípios. Os 226 municípios do estado do Piauí estão participando do selo Unicef nessa edição. E a gente espera que muitos consigam chegar até o final. Participando do selo Unicef, certamente o município tem melhores indicadores do que o restante dos municípios que não participam. E ainda que não ganhem a certificação. As estatísticas que nós temos mostram que os municípios que participam têm melhor vida para as crianças nas suas cidades", comenta Ofélia.

Ao longo de quatro anos (período de uma gestão municipal), são monitorados indicadores sociais e avaliadas as ações implementadas pelas gestões municipais. Os trabalhos já devem iniciar em 2024 para que no final do ciclo, em 2028, a Unicef consiga agrupar os resultados e certificar as cidades. Nesse primeiro momento, segundo Graça Lima, coordenadora da Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (ASSERTE), serão verificados as demandas mais importantes para priorizar os investimentos.
"Este é o primeiro contato presencial com os municípios, seus articuladores e mobilizadores. Abordaremos toda a jornada, explicando o que o município precisa realizar e quais entregas deverá fazer. Temos uma demanda significativa e importante: a realização do primeiro fórum comunitário. Dentro do selo UNICEF, este momento inicial reúne toda a sociedade, governo e poder público para discutir e elaborar um plano direcionado a crianças e adolescentes, priorizando as necessidades mais urgentes que o município deve desenvolver", explica a coordenadora.

O Selo UNICEF é um compromisso assumido pelos municípios para melhorar a vida de crianças e adolescentes, com apoio técnico do UNICEF, e um reconhecimento público para aqueles que conseguem alcançar os resultados. O município de Água Branca busca o terceiro selo seguido. Juca Neto, articulador do selo UNICEF do município, destaca o trabalho realizado durante anos para a conquista do selo.
"A temática desta edição do selo envolve mais setores da administração pública e entidades responsáveis. Implementações como proteção à primeira infância, garantia de acesso às escolas, vacinação, conscientização dos pais sobre a importância da primeira infância e reforço das leis vigentes de proteção à criança através de planos municipais pela primeira infância onde ainda não existem. Esta articulação do selo nesta edição apresenta um desafio maior e exige maior comprometimento", fala o articulador.

Os municípios que alcançam os resultados esperados recebem o Selo UNICEF, símbolo de que avançaram no cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança.