Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Menina de 4 anos diagnosticada com câncer raro no fígado morre em Piripiri

A menina foi diagnosticada em setembro de 2024 com hepatoblastoma

A cidade de Piripiri amanheceu em luto neste domingo (24) com a morte da pequena Helena, de apenas 4 anos, vítima de um câncer hepático raro. A menina foi diagnosticada em setembro de 2024 com hepatoblastoma, doença que atinge principalmente crianças.

Durante a luta pela vida, Helena recebeu grande apoio da comunidade. Sua mãe, Luma Fortes, utilizou as redes sociais para agradecer as inúmeras mensagens de carinho enviadas por familiares, amigos e moradores da cidade.

O velório aconteceu na Capela Mortuária, no Centro de Piripiri, e o sepultamento foi realizado no Cemitério São José. O cortejo contou com a presença do Corpo de Bombeiros do Piauí, da Polícia Militar e de diversas pessoas que acompanhavam com esperança a recuperação da criança.

Foto: ReproduçãoMenina de 4 anos diagnosticada com câncer raro no fígado morre em Piripiri
Menina de 4 anos diagnosticada com câncer raro no fígado morre em Piripiri

Em novembro de 2024, Helena iniciou tratamento em Teresina, mas precisou ser encaminhada a São Paulo, onde seria avaliada para um possível transplante de fígado. A cirurgia, entretanto, resultou em uma hepatectomia procedimento em que parte do fígado doente é retirada, não sendo necessário o transplante.

Apesar do sucesso inicial, em fevereiro de 2025 a família recebeu a notícia de que novas lesões haviam surgido no pulmão e no quadril. Nos últimos meses, o tratamento se tornou ainda mais desafiador. Em junho, foi indicado um exame avaliado em R$ 15 mil, valor que mobilizou amigos e voluntários a organizarem ações beneficentes, como uma corrida solidária e uma rifa.

A história de Helena comoveu Piripiri e deixou uma marca de união e solidariedade na comunidade que acompanhou de perto sua batalha contra a doença.

Comente