Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Marcelo Castro destina recursos para sistema de videomonitoramento com IA no Piauí

Sistema SPIA contará com reconhecimento facial e câmeras com alcance de até 2,9 km
Redação

Com recursos na ordem de R$ 23 milhões, destinados pelo senador Marcelo Castro (MDB), o Governo do Piauí lança, neste sábado (16), a partir das 11h15, na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA). Entre as funcionalidades da ferramenta, estão reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância. 

Foto: ReproduçãoMarcelo Castro destina recursos para sistema de videomonitoramento com IA no Piauí
Marcelo Castro destina recursos para sistema de videomonitoramento com IA no Piauí

O SPIA contará com 629 postes inteligentes distribuídos inicialmente em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração. Com a integração desses equipamentos às já existentes no estado, o Piauí passa a contar com um total de mais de 3.500 câmeras conectadas. O processamento e a análise das imagens serão feitos por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi).

Na solenidade, realizada em celebração aos 173 anos da capital, será inaugurado o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), espaço que concentrará todos os pontos de comunicação com o cidadão, como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, bem como tecnologias de resposta de segurança pública, tais como radiocomunicação e videomonitoramento. O governador Rafael Fonteles (PT) participará do evento. 

“Também é papel do Estado executar ações de prevenção e combate à criminalidade. Ao destinar recursos para o Governo do Piauí, nosso objetivo é garantir que o cidadão esteja mais seguro e amparado, com a tecnologia ao nosso lado”, disse Marcelo Castro. 

Para próximas etapas, o senador piauiense também destinou mais R$ 7 milhões para o Governo do Estado com o intuito de estender o SPIA a Parnaíba, no Norte piauiense.

Comente