Jovens piauienses agora podem emitir ID Jovem nas Unidades de Serviços Digitais
Serviço garante benefícios como meia-entrada e passagens gratuitas para jovens de 15 a 29 anosA partir desta quinta-feira (12), os jovens de todo o Piauí têm mais um ponto de apoio para acessar os seus direitos: todas as Unidades de Serviços Digitais do Instituto de Cidadania Digital passam a oferecer gratuitamente a emissão do ID Jovem.

A novidade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Coordenadoria de Juventude do Estado (Cojuv), com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens piauienses aos benefícios garantidos pelo programa federal.
O ID Jovem é voltado para pessoas entre 15 e 29 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Com o documento em mãos, é possível garantir meia-entrada em eventos culturais, esportivos e educacionais, além de gratuidade ou desconto em passagens de ônibus interestaduais.
Segundo o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, essa ampliação do serviço reforça o papel das unidades como pontos de cidadania.
“Mais do que emitir documentos, nossas unidades são espaços de cidadania. Com a inclusão do ID Jovem, estamos ampliando o alcance dessa política e garantindo que milhares de jovens piauienses tenham acesso a direitos fundamentais. O Piauí tem público para emitir mais de 400 mil ID Jovens, e nosso objetivo é fazer com que esse direito chegue a quem mais precisa”, afirmou.
Mesmo sendo possível fazer o cadastro online, no site idjovem.juventude.gov.br, a emissão presencial vem como alternativa para jovens que têm dificuldade de acesso à internet ou enfrentam problemas ao gerar o documento.
Com a medida, o governo do estado dá mais um passo para aproximar os serviços públicos da juventude e fortalecer o exercício da cidadania. Para emitir o ID Jovem, é necessário apresentar documento com foto e o número do NIS (Número de Identificação Social).