Governo do Piauí empossa novos analistas e reforça quadro técnico da administração
Foram empossados oficialmente 41 novos analistas e previdenciáriosNa manhã desta segunda-feira (9), foram empossados oficialmente 41 novos servidores públicos para atuarem como analistas governamentais e previdenciários. A cerimônia aconteceu no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles. Dos empossados, 33 assumiram o cargo de Analista Governamental, sendo 17 designados para a Secretaria da Administração (Sead) e 16 para a Secretaria do Planejamento (Seplan).

Os outros oito novos servidores tomaram posse como Analistas Previdenciários e irão atuar na Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev). Na coletiva de imprensa, o governador destacou que essa nomeação representa um importante reforço para a estrutura da administração pública.
“Nós acreditamos muito que para a área finalística do governo, saúde, educação, segurança, infraestrutura, funcionar bem, a área meio tem que funcionar bem, então os analistas governamentais, analistas previdenciários, que agora ingressam no serviço dessa carreira nova, irão ajudar o Estado a ser mais eficiente, mais eficaz, mais efetivo, para a gente fazer com que o dinheiro público que vem através dos impostos seja retornado à população com serviços públicos cada vez melhores, portanto ficou feliz de nomear mais 50 novos analistas para o governo do Estado do Piauí”, enfatizou.

O secretário de administração do estado, Samuel Nascimento, falou da preparação para a admissão desses novos funcionários públicos, um processo rigoroso que chegou à finalidade esperada.
“Nós fizemos toda a preparação dos primeiros dois anos de governo, Rafael, a digitalização de serviços, o mapeamento de processos, a constituição da Escola de Governo, então a gente se sente hoje completamente preparado para receber servidores qualificados como são esses servidores no passado, nesse jeito composto que a gente abrigou, mas também faz com que a população perceba, sinta e tenha certeza de que o serviço de cultura terá uma melhora substancial a cada novo curso que a gente realiza”, disse.

Bruno Mendes, um dos nomeados que deve atuar em breve na Sead (Secretaria de Administração do Estado do Piauí), falou desse momento importante, que para ele se resume em colaboração.
"É um mix de sensações, eu estava muito ansioso por esse dia, acredito que todos os demais aprovados também, a gente estava vendo com muita, muito otimismo essa nova etapa da nossa vida, então nós vamos construir esse caminho para as próximas gerações também que forem ocupar o cargo depois. E eu acredito que o principal aqui é colaborar bastante com a profissionalização do governo do estado, que é o principal intuito aqui da nossa contratação”, destacou o novo servidor público.

Novos concursos do governo
O secretário também falou da previsão de novos concursos, destacando que a política de concursos públicos no Piauí tem sido ousada e consistente desde o início da gestão de Fonteles. Segundo ele, milhares de servidores já foram nomeados, reforçando áreas essenciais como saúde, educação, segurança e administração pública.
A previsão é de que mais de 100 mil novos servidores sejam incorporados ao serviço público estadual, com destaque para setores como agricultura familiar, extensão rural e educação. O governador antecipou que novas seleções devem ocorrer nos próximos meses, ampliando o quadro de profissionais em áreas estratégicas até 2026.