Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Garis de Teresina anunciam paralisação de 24h nos serviços por atraso nos salários

Sindicato denuncia atrasos em salários e benefícios; prefeitura nega pendências em 2025

Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina anunciaram nesta segunda-feira (09/06) uma paralisação de 24 horas em protesto contra atrasos salariais. A mobilização foi anunciada pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP) e atinge os garis contratados pelo Consórcio Recicle/Aurora, responsável pela coleta de lixo na capital.

Foto: Conecta PiauíProblemas em Teresina
Problemas em Teresina

De acordo com o SEEACEP, os funcionários enfrentam atrasos recorrentes no pagamento de salários, vale-alimentação e vale-transporte. “São direitos essenciais e indispensáveis à subsistência e à dignidade dos trabalhadores”, declarou o presidente do sindicato, Jonatas Miranda, em ofício enviado à empresa. Caso a situação não seja regularizada, uma nova assembleia poderá decidir pela deflagração de greve por tempo indeterminado.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Teresina negou qualquer pendência financeira com o consórcio no exercício de 2025. Segundo a gestão, o contrato venceu em 3 de junho e, ao tentar firmar um novo acordo emergencial, o consórcio se recusou a assinar o termo aditivo e optou por judicializar a questão, o que atrasou o processo de formalização da continuidade dos serviços.

A prefeitura afirmou ainda que os valores cobrados pelo consórcio estão sendo contestados por não condizerem com a realidade atual e que parte da documentação referente a dezembro de 2024 foi apresentada apenas em maio, sem todos os atestos de execução. A medição dos serviços prestados em maio de 2025 está em fase de conferência, com previsão de pagamento até o dia 30 de junho. Por fim, o município informou que está finalizando o edital de licitação para contratação definitiva do serviço por 10 anos.

Comente