Abertura do 23º Salipi reúne grande público com programação recheada na UFPI
O Salipi 2025 conta ainda com uma programação ampla e distribuída em diversos espaços temáticosA abertura da 23° edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) reuniu um grande público na noite desta sexta-feira (06/06), com uma programação recheada na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento marcou o início oficial da maior feira literária do estado com uma atmosfera de celebração e entusiasmo entre leitores, escritores, estudantes e educadores.

O Salipi 2025 conta com uma programação ampla e distribuída em diversos espaços temáticos. Entre eles estão: Feira de Livros, Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Arena Cordel, Imersão Enem, Praça e Café Assis Brasil, Palco de Shows Marcus Peixoto e a Arena Salipinho, voltada ao público infantil.

“O Salipi já é um evento que se propaga por si só pela força e a capacidade que ele tem de aglutinar pessoas em torno daquilo que nós mais gostamos que é o livro e a leitura. Esta 23ª edição representa esse trabalho que a Fundação Quixote faz em parceria com a Universidade Federal do Piauí, para mostrar a face luminosa do Piauí para o Brasil e para o mundo”, abordou o professor Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote.
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou o papel do evento na valorização da cultura e da educação no estado. “Um evento muito tradicional e muito importante do nosso estado, o Salão do Livro do Piauí, na sua 23ª edição, fomenta, estimula a cultura, a arte, a literatura, sobretudo, e a educação.”

Ele ressaltou a participação da Secretaria de Educação com estandes, clubes de leitura e a distribuição de 10 mil cheques-livro para estudantes. “Estamos presentes com os nossos clubes de leitura, feitos pelos próprios alunos com seus professores. Também distribuímos mais uma vez 10 mil cheques-livro para que os nossos estudantes tenham acesso e escolham seus próprios livros nos estandes, prestigiando especialmente os autores piauíenses.”
Washington também destacou a programação voltada ao ENEM: “Vamos ter aqui a Imersão ENEM, com aulas de revisão, especialmente de linguagens e redação, para nossos estudantes. O evento é importantíssimo, e a gente parabeniza a Fundação Quixote, o presidente Kássio e todos que fazem o Salipi, pela beleza desta edição.”
Uma das grandes novidades desta edição é justamente a ampliação da Arena Salipinho, que ganhou nova estrutura e terá como tema central as lendas piauienses. O espaço funcionará diariamente a partir das 9h, com atividades como contação de histórias, teatro de bonecos, brincadeiras interativas e rodas de leitura, tudo pensado para incentivar nas crianças o gosto pela leitura e pela cultura local.

Nesta edição, a professora Sueli Rodrigues foi homenageada. A filha da homenageada, Lorena Rodrigues, falou emocionada sobre o reconhecimento: “Nós como família recebemos com surpresa, eu acho que até ela receberia com surpresa, mas era um ambiente que ela amava, que ela vivenciava. A gente tem completa convicção de que é muito merecido. Ela era muito merecedora de tudo e muito mais. Eu sinto a presença dela aqui nesse ambiente. Era um ambiente acadêmico, com os alunos, com as amigas, com todo mundo.”

Presente no evento, o escritor José de Nicola relembrou sua longa trajetória com o Salipi: “Eu participo desse tipo de evento desde quando não era o Salipi ainda, mas era o Seminário Língua Viva do professor Sinéia Santos. Então, em 1988, eu vim a primeira vez à Teresina e falei no Seminário Língua Viva. E depois o Seminário deu origem ao Salipi, e o Salipi é isso hoje.”
O evento segue com atividades até o dia 15 de junho, com entrada gratuita.
Assista o vídeo:
Veja mais fotos do evento:













