Abertura de empresas cresce mais de 29% no Piauí no primeiro semestre de 2025
Estado registrou mais de 21 mil novos negócios; comércio e transporte lideram formalizaçõesO Piauí vive um momento positivo para o empreendedorismo. De janeiro a junho deste ano, 21.088 novas empresas foram abertas no estado, o que representa um crescimento de 29,03% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 16.344 novos negócios.

Os dados são da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e mostram um avanço expressivo na formalização de empreendimentos, com destaque para os microempreendedores individuais (MEIs), que somaram 15.303 registros via Receita Federal. Outros 5.785 empresários formalizaram seus negócios diretamente pela Jucepi.

A presidente do órgão, Alzenir Porto, atribui o crescimento à modernização dos processos e ao uso da tecnologia para desburocratizar a abertura de empresas. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de modernização e integração entre os órgãos. O Piauí tem se destacado nacionalmente por oferecer um ambiente mais ágil, seguro e favorável ao empreendedor. Isso representa mais oportunidades, geração de renda e desenvolvimento econômico para o nosso estado”, afirmou.
Os setores que mais impulsionaram as formalizações no estado foram o comércio, com 34,40% dos registros; seguido de transporte, armazenagem e correio (11,86%); e o segmento de alojamento e alimentação (8,91%). Os números refletem o fortalecimento das atividades essenciais e de serviços, áreas que vêm ganhando força com a retomada econômica e o aumento da demanda local.
