PRF apreende carga de celulares sem nota fiscal em ônibus em Floriano
Aparelhos estavam no compartimento de carga e são avaliados em mais de R$ 21 milDurante uma fiscalização de rotina na manhã desta segunda-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de aparelhos eletrônicos sem nota fiscal que era transportada em um ônibus de linha interestadual. A abordagem aconteceu por volta das 10h30, no km 305 da BR-230, em Floriano, Sul do Piauí.

O veículo foi parado pelos agentes e conduzido para um local seguro, onde teve início a inspeção no compartimento de cargas. Entre malas e encomendas, os policiais encontraram uma remessa de celulares sem qualquer documentação fiscal que comprovasse a origem legal da mercadoria.
Ao todo, foram apreendidos:
- 11 aparelhos Redmi Note 14
- 2 unidades de iPhone 11
- 1 unidade de iPhone 13
- 1 aparelho da marca Poco
Segundo a PRF, a carga está avaliada em cerca de R$ 21 mil e não possuía nota fiscal nem comprovação de regularização junto à Receita Federal. Diante disso, o caso se enquadra, em tese, no crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal, que trata da tentativa de burlar o pagamento de impostos sobre mercadorias.
Motorista colaborou com a fiscalização
O motorista do ônibus foi identificado e qualificado apenas como testemunha. Ele colaborou com os procedimentos e assinou o termo de apreensão emitido pelos agentes.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal, que ficará responsável pelas próximas etapas da investigação e aplicação das medidas legais cabíveis.