Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Centro Municipal de Educação Infantil apresenta o musical Viajando na Leitura

Estruturado em 4 módulos, o projeto aborda temáticas geradoras que orientam a execução
Redação

A comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Guia, da Rede Municipal de Educação de Teresina, participou de uma apresentação musical realizada no Teatro João Paulo II, localizado no bairro Dirceu, zona Sudeste da cidade. O evento integra o projeto de leitura do CMEI, no qual os alunos se apresentaram como artistas culturais. Um momento de muitos encantos e magia.

Foto: SemecMusical Viajando na Leitura
Musical Viajando na Leitura

O Projeto Mundo da Criança: Viva a Infância 2023, da Secretaria Municipal de Educação (Semec) propõe uma abordagem educativa que reconhece a criança como um ser individual, dotado de características próprias, vivenciando a infância de forma singular.

Estruturado em 4 módulos, o projeto aborda temáticas geradoras que orientam a execução de ações pedagógicas visando o progressivo desenvolvimento da aprendizagem. Uma dessas ações foi a apresentação musical dos alunos do CMEI Nossa Senhora da Guia, na qual demonstraram na prática o que foi trabalhado em sala de aula.

Por meio do projeto “Viajando na Leitura e Musicalizando com Toquinho” busca-se cultivar o gosto pela leitura nos alunos por meio da musicalização, dos poemas divertidos e brincantes. Ao longo do ano, foram realizadas atividades lúdicas, como desenho, pintura, dança, leitura e escrita. As músicas de Toquinho, incluindo “O caderno”, apresentada pelo ex-aluno do CMEI, Luís Fernando, hoje no 6° ano do Ensino Fundamental em outra unidade de ensino, fazem parte dessa iniciativa.

O estudante da Rede Municipal, Luís Fernando, é fruto do projeto de leitura e filho de uma servidora pública municipal, Antônia Alves, que destacou a emoção em ver seu filho no palco. “É muito gratificante ver meu filho nesta noite, pois sempre o encorajei a estudar e, sobretudo, a ler. Tenho convicção de que ele colherá muitos frutos para o futuro, pois teve o suporte da educação infantil, algo que eu não tive. Hoje, conto com uma formação acadêmica e faço questão de mostrar a ele que, por meio da educação, alcançamos nossos objetivos”, ressalta.

A plateia do Teatro João Paulo II estava repleta de convidados, professores, servidores, familiares e amigos dos alunos, todos reunidos para assistir às apresentações dos artistas, entre bailarinas, pulguinhas, pinguins, patinhos e pintores. Rafael Costa, pai de uma das bailarinas, Sávia Costa, expressou sua emoção com a apresentação da filha, destacando o valor do aprendizado conjunto com os colegas. “É bastante emocionante testemunhar minha filha adquirindo um aprendizado significativo e compartilhando essa experiência com seus colegas em uma apresentação tão bela. Este é um dia que ficará eternamente na minha memória”, disse Rafael.

A apresentação final envolveu todos os participantes cantando a música “Aquarela”, com a participação da plateia, proporcionando um momento único para toda a comunidade escolar. A diretora da unidade de ensino, professora Rafaella Cristina, ressaltou que todo o sucesso do evento se deve ao trabalho das professoras, que dedicaram esforços para desenvolver as atividades em sala de aula.

Comente