Saiba quais as 5 melhores empresas para trabalhar no Piauí em 2025
Ranking do Great Place to Work destaca oportunidades, qualidade de vida e inclusão no estadoAs cinco melhores empresas para trabalhar no Piauí em 2025 foram divulgadas nesta quinta-feira (05/06) pela Great Place to Work (GPTW), consultoria global especializada em clima organizacional e gestão de pessoas. A 11ª edição do ranking contou com a participação de 17 empresas no estado, reunindo cerca de 5 mil colaboradores. As informações são do Piauí Negócios.

Na categoria de médias e grandes empresas, foram reconhecidas:
- Solar Coca-Cola
- Credi-Shop S/A
- ISAC
Entre as empresas de pequeno porte, os destaques foram:
- ADTR Informática
- Onco Bem
De acordo com o levantamento, o principal motivo que leva 40% dos colaboradores a permanecerem nas empresas premiadas é a oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Em seguida aparecem qualidade de vida (28%), remuneração e benefícios (18%), alinhamento de valores (10%) e estabilidade (4%).

A nota média das empresas reconhecidas no Trust Index™ foi de 89, superior aos 82 das não premiadas. Os quesitos mais bem avaliados foram orgulho (91), camaradagem (90), credibilidade (88), imparcialidade (87) e respeito (86). Outro destaque foi o ambiente inclusivo, com altos índices de aprovação no tratamento igualitário, independentemente de orientação sexual, etnia, gênero ou idade.

Segundo a diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do GPTW, Daniela Diniz, ouvir os colaboradores é essencial para fortalecer a cultura organizacional. “Se você simplesmente ignorar a escuta de quem está fazendo o trabalho no dia a dia, você corre um sério risco de perder a mão, de não ter um ambiente adequado à sua cultura, e isso afeta diretamente o engajamento das pessoas. A falta de conexão com o trabalho aumenta a rotatividade e impacta a produtividade”, alerta.

Para participar do ranking, as empresas precisaram ter pelo menos 30 funcionários e CNPJ registrado no estado do Piauí. O processo de avaliação é composto por duas etapas: uma pesquisa quantitativa com os funcionários, que exige nota mínima de 70%, e, na sequência, uma análise dos Pilares For All, que avaliam práticas de gestão e cultura inclusiva.

O perfil dos colaboradores das empresas premiadas também foi traçado. Profissionais com idade entre 26 e 44 anos representam 70% do total, enquanto a participação de jovens de até 25 anos subiu para 16%. As mulheres ocupam 57% dos postos de trabalho, com crescimento expressivo na média gerência, que passou de 33% para 54%. Por outro lado, o número de mulheres no cargo de CEO caiu de 20% para 18% em comparação com 2024.