Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Piauí gera mais de 3,5 mil empregos formais em maio, apontam dados do Caged

A dica agora é se preparar, atualizar o currículo e ficar de olho nas oportunidades
Redação

O mercado de trabalho no Piauí segue em ritmo de crescimento em 2025. Pelo segundo mês consecutivo, o estado registrou a criação de mais de 3 mil vagas com carteira assinada. Segundo os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), somente no mês de maio foram 3.559 novos postos de trabalho formais abertos.

Com isso, o saldo acumulado de janeiro a maio chega a quase 11 mil empregos criados, mostrando que a economia piauiense está contratando mais e abrindo espaço para quem busca estabilidade e renda.

Foto: Maria Clara César/ Conecta PiauíCentro de Teresina
Centro de Teresina

Todos os setores da economia apresentaram resultado positivo, com destaque para o setor de serviços, que gerou 1.612 novas vagas, e a indústria de transformação, com 606 empregos formais.

Análise

Segundo o economista Carlos Eduardo Macedo, o crescimento é reflexo direto da retomada de investimentos públicos e privados em várias regiões do estado. “O setor de serviços, que lidera as contratações, é muito sensível ao aquecimento da economia. Quando há mais circulação de renda, mais pessoas procuram serviços — e isso gera emprego rapidamente”, explica.

Já a economista Larissa Alencar, especialista em mercado de trabalho, destaca que o bom desempenho da indústria mostra que o Piauí está diversificando sua economia. “A indústria de transformação voltando a contratar é um ótimo sinal. Mostra que há demanda por produção local e que as empresas estão mais confiantes em manter e ampliar sua força de trabalho”, avalia.

Sinal positivo

Para quem está em busca de uma vaga, os números são animadores. O mercado está dando sinais claros de que está contratando mais em 2025. Segundo os especialistas, a expectativa é de que o segundo semestre continue positivo, impulsionado por obras públicas, crescimento da agricultura e a proximidade de datas sazonais como o fim do ano, que tradicionalmente elevam as contratações.

A dica agora é se preparar, atualizar o currículo e ficar de olho nas oportunidades. O Piauí está gerando emprego – e o momento pode ser agora.

Gringos descobrem o Piauí: número de estrangeiros cresce quase 200% em 12 anos

Devagarzinho, os gringos estão descobrindo o calor, a acolhida e os encantos do Piauí
Redação

O Piauí entrou no radar dos gringos! Apesar de ainda ter o menor número absoluto de imigrantes entre os estados brasileiros, foi justamente aqui que o número de estrangeiros mais cresceu no país na última década. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o estado saltou de 482 pessoas de fora do Brasil, em 2010, para 1.435 em 2022 — um crescimento de quase 200%. No mesmo período, o aumento nacional foi de 70%.

Ou seja, enquanto outros estados viram a chegada de estrangeiros crescer, o Piauí praticamente triplicou sua população vinda de outros países.

E quem são esses forasteiros que escolheram o Piauí como novo lar? Em primeiro lugar, os venezuelanos (263), seguidos pelos colombianos (185), portugueses (90), norte-americanos (66) e argentinos (63). Eles estão espalhados principalmente pelas cidades maiores, como Teresina e Parnaíba, mas também se instalam em municípios do interior.

Foto: Maria Clara César/ Conecta PiauíCentro de Teresina
Centro de Teresina

O que atrai esse pessoal de fora? São vários os motivos: oportunidades de trabalho, estudos em universidades públicas, projetos sociais, religiosos ou simplesmente a busca por uma vida mais tranquila. O fato é que o Piauí está se tornando uma nova rota para quem quer recomeçar no Brasil.

Mesmo com números ainda modestos, o crescimento acelerado mostra que o estado vem chamando atenção no mapa global. Devagarzinho, os gringos estão descobrindo o calor, a acolhida e os encantos do Piauí — e ficando por aqui.

Homem armado com facão faz arrastão em ônibus e foge de moto no Centro de Teresina

Assaltante ameaçou matar cobrador e levou dinheiro da renda e celulares de passageiros

Um homem armado com um facão realizou um arrastão em um ônibus coletivo no fim da tarde desta quarta-feira (02/07), em Teresina. O crime ocorreu quando o veículo trafegava nas proximidades da Avenida Miguel Rosa, após o suspeito embarcar na região das Nações Unidas.

Foto: Repórter 12/Conecta PiauíHomem armado com facão faz arrastão em ônibus e foge de moto no Centro de Teresina
Homem armado com facão faz arrastão em ônibus e foge de moto no Centro de Teresina

Segundo informações da PM, o homem inicialmente conversou com o motorista, dizendo que a viagem estava boa. No entanto, logo em seguida, anunciou o assalto. Armado com um facão, ele foi direto ao cobrador, ameaçando matá-lo caso não entregasse a renda do dia. O criminoso carregava uma bolsa de supermercado grande, onde colocou o dinheiro roubado, e deixou a sacola no local após a ação.

Em seguida, o assaltante exigiu que a catraca fosse liberada e iniciou um arrastão entre os passageiros que estavam na parte de trás do coletivo. Ele arrastava o facão pelo piso do ônibus enquanto recolhia celulares e outros pertences de cerca de 25 pessoas a bordo.

Foto: Repórter 12/Conecta PiauíHomem armado com facão faz arrastão em ônibus e foge de moto no Centro de Teresina
Homem armado com facão faz arrastão em ônibus e foge de moto no Centro de Teresina

Após o crime, ele desceu do veículo e, de acordo com o cobrador, fugiu com o apoio de um motociclista que o aguardava nas proximidades.

O motorista levou o ônibus até a Central de Flagrantes para registrar o boletim de ocorrência. Após o procedimento, os passageiros seriam levados até seus destinos finais e, em seguida, o coletivo retornaria à garagem.

Assista a matéria em vídeo:

Homem é esfaqueado na zona Norte de Teresina e suspeito é preso em flagrante

Vítima foi socorrida e levada ao HUT; polícia investiga motivação do crime
Redação

Um homem foi esfaqueado no início da noite desta terça-feira (01/07) no bairro Água Mineral, localizado na zona Norte de Teresina. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde permanece internada sem risco de vida, segundo a Polícia Militar.

Foto: Conecta PiauíHomem é esfaqueado na zona Norte de Teresina e suspeito é preso em flagrante
Homem é esfaqueado na zona Norte de Teresina e suspeito é preso em flagrante

O suspeito do crime foi preso em flagrante e conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos legais. Ainda não há informações sobre a identidade dos envolvidos nem sobre o que teria motivado a agressão.

A Polícia Militar esteve no local e segue acompanhando o caso, que será investigado pela Polícia Civil.

Polícia Civil cumpre 13 mandados contra facção na zona Sul de Teresina

Operação do DRACO mira grupo envolvido com tráfico e organização criminosa na Vila Dagmar Mazza
Redação

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta quarta-feira (02/07), uma operação para combater uma célula de organização criminosa atuante na zona Sul de Teresina. Ao todo, foram cumpridas 13 ordens judiciais na região da Vila Dagmar Mazza, como parte das ações do Pacto Pela Ordem.

Foto: Reprodução/PC-PIPolícia Civil cumpre 13 mandados contra facção na zona Sul de Teresina
Polícia Civil cumpre 13 mandados contra facção na zona Sul de Teresina

De acordo com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o grupo é investigado por envolvimento com tráfico de drogas e outros crimes associados à atuação de facções. Entre os alvos estão lideranças, disciplinadores e operadores de pontos de venda e armazenamento de entorpecentes, conforme explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO.

A ação teve apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, além de equipes especializadas do BEPI, BOPE, Canil e da Guarda Civil Municipal (GCM).