Namorado de vereadora mantinha comunicação com Bonde dos 40 no Piauí mesmo preso
A investigação foi iniciada em torno do principal alvo da operação, o fundador do B40, 'Léo Gordim'O coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), delegado Samuel Silveira detalhou a segunda etapa da Operação Capital Oculto, deflagrada nesta terça-feira (09/09), com mandados cumpridos no Piauí, Ceará e Minas Gerais. Levantamentos indicam que o braço direito do Bonde dos 40, Alandilson Cardoso Passos matinha comunicação com a facção mesmo estando preso.

Até o momento da operação, 10 pessoas foram presas, e 40 mandados judiciais foram cumpridos, alguns deles relacionados ao faccionado já preso em Minas Gerais por ligação direta com a organização criminosa e atuação como braço direito de “Léo Gordin”. No endereço da mãe de Alandilson foram apreendidos seis celulares, os quais serão periciados para identificar possíveis estruturações criminosas.
Alvo principal da operação
Conforme o delegado, toda ação policial se volta em torno do criminoso identificado como Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordim”. O indivíduo é apontado como um dos criadores do Bonde dos 40 no Piauí e seria o articular maior na organização criminosa.

“[...] A liderança que organizava a facção criminosa e que estruturava homicídios e assaltos à mão armada e chegando ao pico da organização criminosa, no caso, a organização Bonde dos 40, que é efetuando a prisão do seu do seu fundador, que é a figura do Léo Gordim. Na residência da companheira dele, um veículo foi apreendido, aparelho celular também foi apreendido”, abordou.
Empresário preso
Almejando a desestruturação financeira da facção criminosa, o DENARC realizou a prisão do empresário Deivison José Santos, conhecido como ‘Deivison Extourado’, responsável por lavar dinheiro para o Bonde dos 40 e que mantinha ligação direta com Alandilson Cardoso. A prisão do criminoso considerado de alta periculosidade foi efetuada dentro de um condomínio de luxo, localizado na zona Leste de Teresina.

“Ele (Deivison) teria uma vinculação direta com o braço direito do líder maior da organização, no caso o braço direito, a figura do Alandilson [...] Ele funcionava como um elo financeiro, principalmente na revenda de veículos, efetuando a lavagem de capitais”, explicou.
Na primeira fase da operação Capital Oculto, no endereço do investigado, foram apreendidos bens de luxo, como um veículo BMW de cor branca, além de materiais ilícitos como pistolas e drogas.
Cumprimento de mandado contra ‘Brizola’
Valdeci da Silva Lima, conhecido como ‘Brizola’, conhecido por diversos crimes no estado e envolvimento direto com o Bonde dos 40 na região da Santa Maria da Codipi, teve um mandado de prisão cumprido em seu desfavor. O indivíduo é investigado por comandar vários homicídios na zona Norte de Teresina.

“Já se encontrava preso, demos cumprimento ao mandado de prisão. O envolvimento dele seria relacionado a uma organização de um homicídio, juntamente com a figura do empresário Marcos Vinícius, que é o ex-proprietário da Marvin Veículos, que seria sócio do Deivison Estourado. Até pelo que dá conta a investigação, estaria havendo um planejamento de um homicídio de um outro integrante dessa organização criminosa e que só não chegou a se realizar por força de fato da intervenção do próprio Alandilson e do próprio Léo Gordinho”, concluiu.
