Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Corpo de Bombeiros reforça orientações à famílias afetadas pelas chuvas em Picos

Operação conta com parceria da PRF, Polícia Civil e outras autoridades para mitigar os impactos

Na tarde desta terça-feira (14/01), militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), lotados em Teresina, foram mobilizados pelo comando operacional da instituição para atuar na cidade de Picos. O município enfrenta alagamentos severos após as intensas chuvas registradas nos últimos dias. Uma equipe do Conecta Piauí está no município onde acompanha as ações que contam com o apoio da Defesa Civil do Piauí, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Assistência Social do município.

Foto: Conecta PiauíCorpo de Bombeiros reforça orientações à famílias afetadas pelas chuvas em Picos
Corpo de Bombeiros reforça orientações à famílias afetadas pelas chuvas em Picos

Uma equipe composta por 10 bombeiros foi enviada para prestar apoio ao 4º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Picos. Entre as operações realizadas estão atividades de prevenção, resgate, busca e salvamento, ajuda humanitária e outras demandas que exijam suporte logístico. O objetivo é garantir maior segurança à população e minimizar os impactos da calamidade.

Segundo o capitão Rangel, do Corpo de Bombeiros, o foco inicial será o monitoramento de áreas de risco nos bairros Campo da Várzea, Emaús e Coeiras.

“Juntamente com as equipes de Teresina, vamos identificar as áreas mais críticas e realizar um trabalho preventivo junto às famílias. Orientamos que as pessoas evitem entrar em áreas alagadas e, caso suas casas estejam seguras, permaneçam nelas. Em situações de instabilidade, entrem em contato pelo telefone 193 ou pelo 86 99429-7268. As equipes estão preparadas para atuar 24 horas por dia, sete dias por semana”, reforçou o oficial.

O capitão também destacou a importância de evitar a curiosidade em áreas alagadas, atitude que pode colocar vidas em risco. “Alertamos a população sobre os perigos de atravessar áreas inundadas, principalmente passagens molhadas. Além do risco de choque elétrico por fios energizados, a força da correnteza pode arrastar pessoas e levar a afogamentos”, explicou.

O Corpo de Bombeiros segue realizando monitoramentos e prestando atendimento a qualquer momento do dia ou da noite. A colaboração da população com as orientações preventivas é essencial para evitar tragédias e preservar vidas durante este período de emergência.

Leia também:
Gerente da Caixa morre ao tentar salvar cachorro durante enchente em Picos
Homem morre eletrocutado após poste cair em Picos; segunda morte após forte chuva
Pablo Santos decreta estado de calamidade pública em Picos devido às fortes chuvas
Chuva em Campo Maior representa mais da metade do esperado para Janeiro

Comente