PSD elege 65 prefeituras e ganha força na base do governador Rafael Fonteles
Com o saldo atual, a sigla tem o maior número de prefeitos do estadoO Partido Social Democrático (PSD) teve um desempenho expressivo nas eleições de 2024 no Piauí, conquistando 65 prefeituras dos 224 municípios, o que representa 29,02% do total. Com isso, a base do governador Rafael Fonteles, composta pelos partidos que fizeram parte da coligação em 2022, elegeu 186 prefeitos no estado, representando 83% do total.

Outros partidos que elegeram prefeitos no Piauí foram o Solidariedade, com quatro prefeitos; o Republicanos, com três; o PSB, com dois; o Podemos, com um; e o União Brasil, que, apesar de eleger apenas um prefeito, venceu em Teresina.
Nos dez maiores colégios eleitorais do Piauí, a oposição venceu em cinco municípios, enquanto a base de Fonteles conquistou cinco cidades.
Veja o cenário das 10 maiores cidades do Piauí:
- Teresina – Silvio Mendes (UB) – oposição
- Parnaíba – Francisco Emanuel (PP) – oposição
- Picos – Pablo Santos (MDB) – base Karnak
- Piripiri – Jôve Oliveira (PT) – base Karnak
- Floriano – Antônio Reis (PSD) – base Karnak
- Barras – Edilson Capote (PSD) – base Karnak
- União – Gustavo Medeiros (PP) – oposição
- Campo Maior – Joãozinho Félix (PP) – oposição
- Altos – Maxwell da Mariinha (MDB) – base Karnak
- Pedro II – Betinha Brandão (PP) – oposição
Caminho para 2026:
A ampliação da base do PSD no Piauí fortalece o partido para as eleições de 2026. Em várias declarações à imprensa, o deputado Júlio César, presidente regional do PSD, e o deputado estadual Georgiano Neto (MDB) afirmaram que a meta do partido era eleger entre 65 e 70 prefeitos. Com esse objetivo alcançado, o PSD agora amplia suas chances para as próximas eleições.