Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Após perder eleição, Dr. Pessoa suspende diversos serviços de Teresina; confira

A justificativa, conforme o decreto, é a necessidade de equilibrar as contas públicas
Painel Político

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), adotou uma série de medidas para conter despesas no Executivo Municipal. O decreto, publicado no Diário Oficial, estabelece "normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal". Dr. Pessoa, que não conseguiu a reeleição, encerrará seu mandato em 31 de dezembro deste ano.

Entre as ações determinadas, estão suspensas, na administração direta e indireta; a contratação de novos estagiários, a realização de eventos com buffet, coffee break, locação de espaço, iluminação, sonorização e despesas afins, a aquisição de veículos, nomeações de novos cargos comissionados,abertura de concursos públicos, criação de cargos e funções, concessão de diárias e pagamento de horas extras aos servidores, entre outras restrições.

Foto: Conecta PiauíDr. Pessoa vota na zona Sul de Teresina
Dr. Pessoa vota na zona Sul de Teresina

A justificativa, conforme o decreto, é a necessidade de equilibrar as contas públicas diante da redução de transferências de recursos federais e estaduais para Teresina, além do aumento expressivo do percentual da folha de pagamento da prefeitura.

Derrota nas urnas:

Dr. Pessoa, atual prefeito de Teresina, sofreu uma dura derrota nas eleições de 2024, obtendo apenas 10.131 votos, uma queda impressionante em relação aos 236.339 votos que garantiram sua vitória em 2020. Ele terminou a disputa em terceiro lugar, como indicavam as pesquisas.

Sem conceder entrevistas e mantendo as portas fechadas, o prefeito acompanhou a apuração dos votos em sua residência, cercado pela família e aliados. Embora tenha sido derrotado, seu partido conseguiu garantir três cadeiras na Câmara Municipal de Teresina para o próximo mandato.

Comente