Paulistana participa da audiência com foco no fim dos lixões a céu aberto
O evento reuniu representantes de cerca de 33 municípios da região de Picos, entre eles PaulistanaFoi encerrada, nesta terça-feira (10), a audiência pública “Zero Lixões Por Um Piauí Mais Limpo”, uma iniciativa promovida pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT‑PI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE‑PI).

O evento reuniu representantes de cerca de 33 municípios da região de Picos, entre eles Paulistana, que marcou presença reforçando seu compromisso com a erradicação dos lixões e a promoção de um meio ambiente mais saudável.
Representando o município de Paulistana estiveram presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Tadeu Cavalcante, e o Assessor Jurídico da pasta, Dr. Miler de Andrade Alencar, que participaram ativamente dos debates ao lado da liderança municipal.
A audiência é parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre MPPI, TCE-PI, MPT-PI e o Governo do Estado, com foco na erradicação dos lixões a céu aberto, cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e adoção de soluções sustentáveis, como aterros sanitários regulares e a inclusão dos catadores em cooperativas legalmente constituídas.
A cidade já deu passos importantes com a realização de audiências públicas e o diálogo aberto com a sociedade civil, empresários, autoridades e trabalhadores do setor de resíduos. Agora, o foco é transformar esse diálogo em ações concretas: infraestrutura adequada, coleta seletiva, educação ambiental e melhores condições de trabalho para os catadores.
"Nossa cidade já avançou na realização de audiências públicas e no diálogo com a sociedade, empresários, catadores e autoridades. O quadro é claro: não se trata apenas de cumprir metas, mas de garantir saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente", destacou o prefeito no instagram.
A audiência pública reforça a união de esforços entre órgãos de controle, gestores e a sociedade na busca por soluções eficientes e sustentáveis para os desafios ambientais do estado.