Beneditinos convoca beneficiários do Minha Casa Minha Vida para assinar contratos
O evento contou com a presença do gerente da Caixa Econômica, Cássio TôrresA Prefeitura de Beneditinos, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realizou nesta quarta-feira (4) a assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e reuniu dezenas de beneficiários contemplados, que agora estão mais próximos do sonho da casa própria.
O evento contou com a presença do gerente da Caixa, Cássio Tôrres, e da equipe técnica do banco, que orientou os participantes sobre os próximos passos após a assinatura dos contratos.

O prefeito Tharlles Marques também destacou a importância desse momento para o município e revelou os desafios enfrentados na área habitacional:
“Nosso município tem um déficit habitacional muito grande. Se a gente compara com o estado do Piauí, que tem mais de 124 mil casas de déficit, Beneditinos tem uma estimativa de 1.140 famílias sem moradia digna. Esse é um passo muito importante. A política habitacional foi esquecida por muito tempo. Para vocês terem uma ideia, a Lei Orçamentária Anual de 2025 prevê apenas R$ 27 mil para construção de casas, o que mostra que a habitação não era prioridade. Estamos mudando isso. Além de assinar os contratos hoje, estamos também enviando para a Câmara Municipal um projeto de lei para criar a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. É um compromisso nosso com o povo”, afirmou.

O engenheiro responsável pelo projeto, Cícero Gomes, explicou que o processo já está na etapa final e que agora o foco é a construção das casas.
“Aqui nós já estamos na etapa final da assinatura do contrato. Todo o trabalho foi feito e agora vai ser a execução das casas. A Caixa vai disponibilizar o recurso. A casa é de aproximadamente 50 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, área de serviço e, a pedido do presidente Lula, essa etapa contempla também uma varanda”, detalhou Cícero.
Ele também adiantou que a Prefeitura de Beneditinos vai dar entrada em mais 20 unidades habitacionais na zona urbana.
“A prefeitura já está trabalhando nisso. Saiu a portaria na semana passada e eles têm até o dia 6 para inserir no sistema e garantir mais essas 20 casas urbanas para o município”, completou.

Para muitos moradores, esse é o início da realização de um sonho antigo. É o caso de Maria de Jesus Sampaio Ferreira, moradora da localidade Santa Rosa. Ela contou emocionada como é sua realidade hoje e o quanto essa conquista significa.
“A minha casa é tampada de palha. No começo era em cima e embaixo, agora é de taipa, tampada de barro, mas em cima ainda é palha. E lá tem muitas casas assim, quase todas. Eu sempre dizia que não vinha, mas agora pode ser que venha. Meu nome já está na lista”, contou, sorrindo.
Dona Maria vive com dois dos seus filhos e o marido, e se emociona ao falar sobre o sentimento de ter uma casa nova:
“Ah, é alegria, né? Porque a gente nunca morou numa casa assim. É um sonho.”
A Prefeitura reforça que a presença dos beneficiários foi fundamental para a formalização dos contratos e que a ação representa um marco na política habitacional do município, promovendo dignidade e qualidade de vida para quem vive na zona rural.