Beneditinos celebra 100 anos com o maior Festival de Cultura da sua história
Abertura oficial aconteceu no dia 3 de julho e programação segue até o domingo (07)O município de Beneditinos está em festa. A cidade comemora seu centenário de emancipação política com a 14ª edição do Festival da Cultura, que este ano tem um gosto ainda mais especial. A abertura oficial do evento aconteceu nesta quinta-feira (03) e segue até o próximo domingo, dia 7 de julho, data em que Beneditinos completa 100 anos de história.

A celebração reúne apresentações culturais, festivais de quadrilhas, desfiles, shows, homenagens e uma programação pensada para valorizar a cultura e as raízes do povo beneditinense. As principais atividades acontecem no Espaço Cultural Antônio Lopes Silva, que foi totalmente reformado para receber o evento.

O prefeito Thales Marques destacou o simbolismo do festival no ano do centenário.

"Muita responsabilidade. No dia 7 de julho, o beneditinense completa 100 anos, e é uma data marcante para todos nós. Estamos aqui reunidos com o povo, com nossa vice-prefeita, secretária de Cultura e toda equipe que planejou esse grandioso evento. Essa é a coroação: uma festa bonita que começou hoje e vai até o dia 7 de julho", disse.
Ele também ressaltou a homenagem às pessoas centenárias do município, que fazem parte viva da história local.
"Vamos homenagear quem nasceu aqui e tem mais de 100 anos. Temos moradores com até 107 anos, e nada mais justo do que reconhecê-los neste momento tão especial", completou o prefeito.
A vice-prefeita Luzimar Marques também celebrou a participação da comunidade, especialmente de crianças e jovens que se apresentaram durante a abertura.

"É uma grande satisfação ver essa Semana Cultural tão linda. A cultura da nossa cidade está se fortalecendo, e esse festival promete ser um dos maiores do Piauí", afirmou.
Já o secretário de Cultura, Filho Marques, falou sobre a diversidade da programação e a importância de valorizar as tradições.

"Hoje estamos apresentando a cultura das escolas, organizadas pela Secretaria de Educação. Amanhã teremos o festival de quadrilhas, no sábado desfiles e outras atrações, e no domingo, o tradicional Boi no Mato. Também teremos premiações dos torneios realizados ao longo do ano. Tudo foi pensado para celebrar os 100 anos da nossa cidade", destacou.
A Secretária de Educação, Francineide Santos, lembrou o esforço coletivo para preparar as apresentações.

"Foram meses de muito trabalho nas escolas, com diretores, coordenadores e toda a equipe. É essa harmonia que faz com que a gente entregue um espetáculo tão bonito. Este festival é marcante para as escolas e para toda a população de Beneditinos", pontuou.