Veterinária alerta sobre cuidados com pets na praia durante o período de férias
Hidratação, banho após o mar e tosa preventiva são medidas importantes, avisa Lilian MoraesDurante as férias, é comum que tutores levem seus pets para curtir o litoral. A veterinária Lilian Moraes orienta, no entanto, que o contato com a água salgada exige atenção redobrada, especialmente para evitar problemas de pele nos animais. Embora não seja proibido o banho de mar, os cuidados após o mergulho são fundamentais para manter a saúde do pet.

“Alguns animais com pele mais oleosa podem até se beneficiar do sal inicialmente, mas é essencial dar um banho com água doce logo após o contato com o mar, usando produtos específicos e hidratantes. O sal em excesso pode ressecar a pele, causar alergias e até dermatites”, explica a médica veterinária.
Outro ponto destacado por Lilian é o cuidado com raças de pelo longo, como poodles e yorkshires. “Se o tutor não quiser tosar antes da viagem, precisa estar ciente de que terá mais trabalho para desembolar e secar o pelo. Já vi casos em que a única solução foi cortar bem curto depois, porque os nós ficaram impossíveis de desfazer”, comenta. O ideal é manter o pet limpo, seco e bem penteado após o passeio.