Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Haddad diz que governo discute 'providências criminais' contra fake news do Pix

Haddad revelou que a Advocacia-Geral da União (AGU) foi acionada para tratar do problema

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/01) que o governo está adotando medidas, incluindo possíveis ações criminais, contra a disseminação de fake news e golpes relacionados ao Pix. Segundo ele, as falsas informações sobre uma suposta taxação do sistema de pagamento e os golpes que cobram valores indevidos em transações têm gerado preocupação.

— Estamos discutindo providências, inclusive criminais, contra quem está espalhando fake news e aplicando golpes. Há casos de pessoas sendo cobradas a mais em pagamentos via Pix, o que pode configurar crime contra a economia popular — destacou o ministro, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Haddad revelou que a Advocacia-Geral da União (AGU) foi acionada para tratar do problema e buscar medidas legais contra os responsáveis. Ele também alertou sobre organizações criminosas que estão enviando boletos fraudulentos e cobrando valores indevidos.

— A AGU está tomando providências judiciais contra esses golpistas, que, além de espalharem fake news, estão patrocinando crimes contra os consumidores. É importante que a população esteja atenta para não cair nesses golpes — afirmou.

Quanto à queda no volume de transações do Pix nos primeiros dias de janeiro, o ministro explicou que se trata de um movimento sazonal, comum para o período, e garantiu que o Banco Central está monitorando o sistema.

Comente