Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Falta de saneamento causou 344 mil internações em 2024 e sobrecarregou o SUS

Trata Brasil lança estudo sobre o impacto da falta de saneamento básico para a saúde da população
Conecta Brasil

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a EX Ante Consultoria, acaba de lançar o estudo 'Saneamento é saúde: como a falta de acesso à infraestrutura básica impacta na incidência doenças (DRSAI)'. O material traz uma análise detalhada da incidência de doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado no Brasil entre 2008 e 2024, com recortes das  suas consequências por regiões do país, idade, sexo e etnia, apontando que, em localidades onde o saneamento é precário, cresce o número de internações e óbitos relacionados às Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), que impactam significativamente mais as crianças e os idosos.

Foto: Conecta PiauíEsgoto a céu aberto em Teresina
Esgoto a céu aberto em Teresina

Em 2024, o país registrou um total de 344,4 mil internações por DRSAI. Vemos uma queda no número de internações, que foram de 615,4 mil casos em 2008. Isso equivale a uma redução média anual de 3,6% nos últimos 16 anos. O primeiro grupo com maior participação foi o de doenças transmitidas por inseto vetor: 49% do total, ou 168,7 mil internações no ano. Quase a totalidade deste número (164,5 mil), foi devido ao vírus da dengue. O segundo grupo com maior participação foi o de doenças de transmissão feco oral (grupo A) com 47,6%, ou 163,8 mil casos.

Entre os cinco grupos de DRSAI, a contribuição mais importante para essa redução forte do número de casos veio das doenças de transmissão feco-oral (grupo A). Esse grupo de doença tinha peso grande, em 2008, seguindo até 2024, e teve redução absoluta de 345,5 mil casos do número de internações, a maior queda nesse período. Entre 2008 e 2024, a taxa de queda das internações por doenças do grupo A foi de 6,8% ao ano. No Nordeste brasileiro, 77% das internações foram por doenças de transmissão feco-oral, com participações maiores desse grupo nos estados do Maranhão, Bahia e Ceará. Na região Norte, o número de internações por doenças de transmissão feco-oral também prevaleceu sobre as doenças transmitidas por inseto vetor: 27,2 mil das 35,4 mil internações foram de doenças do grupo A e apenas 7,5 mil do grupo B.

Sobre o Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Tornou-se uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação. O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo. A proposta é que todos conheçam a realidade do acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e busquem avanços mais rápidos.

CLIQUE AQUI E VEJA O LEVANTAMENTO!

Comente