Suspeitos de duplo homicídio e grilagem de terras são presos no Maranhão
Quadrilha é suspeita de grilar até vinte mil hectares, com vendas estimadas em R$ 40 milhõesA Polícia Civil em Barra do Corda deu cumprimento a três mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão contra suspeitos de duplo homicídio triplamente qualificado, grilagem de terras e associação criminosa armada, entre outros, no âmbito da Operação Tellus.

O duplo homicídio ocorreu em virtude da disputa de terras, possivelmente griladas, na região de Mirador e Fernando Falcão, inclusive no dia 19 de dezembro de 2024 houveram trocas de ameaças entre Geovany e a vítima fatal, Rodrigo, em um balneário em Fernando Falcão.
As vítimas fatais eram Vacidelran, o Valcirzão, e Rodrigo, que no dia nove de janeiro de 2025 teve o seu veículo de modelo Amarok interceptado por uma dupla de pistoleiros no bairro Tamarindo, em Barra do Corda.
A quadrilha é suspeita de grilar até vinte mil hectares nas regiões de Mirador, Fernando Falcão, Barra do Corda e outras cidades no entorno, com vendas estimadas em R$ 40 milhões.

O modus operandi da quadrilha era observar terras devolutas ou particulares sem certificação ou benfeitorias e realizar o deslocamento de matrículas, falsificar georreferenciamento e certificações, ameaças a posseiros e agricultores familiares, entre outros, a fim de vender as terras a grandes grupos econômicos ou fazendeiros.

As investigações continuam, e contará com novas fases. Participaram da operação equipes da polícia civil de Barra do Corda (Regional e 2º Distrito Policial) e da Polícia Militar (GOE e Força Tática).