Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governo inaugura nova Unidade Integrada de Segurança Pública no Encontro dos Rios

A unidade contará com o reforço de policiais militares, civis e bombeiros, com atendimento 24 horas.

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, inaugurou nesta quinta-feira (16/11), a nova Unidade Integrada da Segurança Pública (UISP), no complexo turístico Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios, na zona norte de Teresina.  A solenidade teve início às 07h e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Segurança, Chico Lucas e demais autoridades.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíGoverno inaugura nova Unidade Integrada de Segurança Pública na zona Norte de THE
Governo inaugura nova Unidade Integrada de Segurança Pública na zona Norte de THE

O local, considerado um dos pontos turísticos mais visitados da capital, passa a contar com o reforço de policiais militares, civis e bombeiros, com atendimento 24 horas. Também servirá como base de apoio para o policiamento fluvial, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), onde serão realizadas ações educativas, patrulhamento preventivo para a preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais.

O investimento, com recursos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 390 mil, contempla ambientes climatizados, sendo duas salas para atendimento ao público, alojamento para os policiais, banheiro, copa, além de uma área de convivência, área cultural e estacionamento para viaturas. Toda a estrutura, com internet, computadores e mobílias segue os padrões para efetividade das atividades policiais.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíSecretário de Segurança de Estado do Piauí - Chico Lucas
Secretário de Segurança de Estado do Piauí - Chico Lucas

O Secretário de Segurança de Estado do Piauí, Chico Lucas, discorre sobre as motivações e estratégias por trás das inaugurações de Unidades Integradas de Segurança Pública.

"Aqui é um lugar importante da zona Norte, foi onde a cidade Teresina nasceu, e o Encontro dos Rios é um lugar turístico, então a gente precisava dar essa atenção aqui à zona Norte, além disso nós vamos fazer um na Zona Sul e outro na Zona Sudeste, para aí fechar os principais locais de grande fluxo de pessoas a pé, onde nós vamos colocar uma unidade que vai dar esse atendimento, bem como nós vamos permitir um ponto de apoio. As viaturas, para as guarnições que estiverem fazendo rondas na região, na Zona Norte, por exemplo. Então, esse é o objetivo aqui da UISP, que é uma das iniciativas e que vai reforçar, lógico, esse ponto purístico, esse cartão postal que a gente precisa dar atenção que é o Encontro dos Rios" informa.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíComandante-Geral da Polícia Militar do Piauí - Coronel Scheiwann Lopes
Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí - Coronel Scheiwann Lopes

Quando perguntado sobre a dinâmica da nova unidade, o Coronel Scheiwann Lopes, que é Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, explica que seguirá o mesmo modelo de outras unidades de outras regiões da cidade.

"Ela não tem somente o efetivo da Polícia Civil, mas também da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, ela é integrada. Ela é tal qual aquela que foi lançada na Raul Lopes, embaixo da Ponte JK. Então ela é uma unidade integrada 24 horas, que tem todos os serviços da sua segurança pública, quer seja da Polícia Civil, quer seja da Polícia Militar, quer seja do Corpo de Bombeiros" explica.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíDeputado Estadual e Pré-Candidato à prefeito de Teresina - Fábio Novo
Deputado Estadual e Pré-Candidato à prefeito de Teresina - Fábio Novo

Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina, também esteve presente na solenidade e ressaltou a importância de projetos como esse para a segurança pública.

"É um ponto estratégico que o secretário Chico Lucas tinha colocado, da intenção de nós termos pelo menos um desses em todas as zonas da cidade. Aqui é uma zona importante da cidade, fica no encontro dos rios. E acredito que com isso você consiga colocar de forma mais presente e rápida as estruturas da segurança pública de forma mais descentralizada para que a população, num momento de emergência, que precise, possa ter um ponto aonde ela possa se deslocar e requerer os serviços da segurança pública" comenta.

Comente