Piauí se destaca no Anuário de Segurança com queda no número de crimes
Estado lidera em recuperação de celulares e supera média nacional na redução de homicídiosO Piauí vem se consolidando como um dos estados brasileiros que mais avançam no enfrentamento à criminalidade, com reduções importantes em indicadores estratégicos e investimentos massivos no setor. É o que aponta a edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, lançada nesta quinta-feira (24/07), reunindo os principais dados e ações governamentais no país.

Entre os índices de destaque no documento está a redução nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs), em que o estado registrou 737 casos em 2024, representando uma taxa de 20,3 por 100 mil habitantes. Esse número é inferior à média da região Nordeste, de 33,8, e à de grandes capitais, como Fortaleza (CE) e Salvador (BA). A redução foi de 7,3% em relação ao ano anterior, superando a média nacional de 5,4%.
Com relação aos homicídios dolosos, houve uma queda de 7,9% entre 2023 e 2024. Foram 626 vítimas no último ano, com uma taxa de 18,5 por 100 mil habitantes. Com esse desempenho, o Piauí figura à frente de vizinhos como Maranhão (28,3), Paraíba (23,7) e Alagoas (32,7).
O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, avalia os dados com otimismo e responsabilidade. “Estamos avançando com firmeza e de forma consistente. Seguimos comprometidos com uma segurança pública cada vez mais moderna, eficiente e voltada à proteção da nossa população”, afirmou o gestor.

Queda nos roubos e furtos de celulares
Os casos de roubos e furtos de celulares, em 2024, apresentaram uma taxa estadual de 479,4 ocorrências por 100 mil habitantes, uma queda de 29,7% em relação ao ano anterior. Referência nacional devido às políticas e tecnologias de combate a esse tipo de crime implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI), o Piauí é pioneiro na recuperação de aparelhos, pois, a cada 2,7 aparelhos roubados ou furtados, um é recuperado.
“Para nós operacionalizarmos essa política, foram desenvolvidas duas aplicações embarcadas com muita tecnologia, que são o LupaApp e o CellGuard. Duas ferramentas com o objetivo de rastrear celulares, chegar até os receptadores e, também, restituir os celulares aos seus legítimos proprietários. O resultado é esse: segundo o Anuário, nós temos a melhor taxa de recuperação”, explicou o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta.
Veículos roubados ou furtados
O anuário também constatou que o Piauí obteve uma redução de 25,1% nos roubos de veículos, com 3.999 ocorrências em 2024. Já no caso dos furtos, a queda foi de 15,1%, totalizando 1.813 registros. Os resultados demonstram a efetividade das ações integradas entre a Secretaria da Segurança Pública e as forças policiais, como a Polícia Civil (PC-PI) e a Polícia Militar (PM-PI).
Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Anuário Brasileiro de Segurança Pública reúne dados sobre a realidade da violência no Brasil, fornecidos pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Ademais, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor.