Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Sesapi realiza reunião para discutir melhorias na saúde no Vale do Rio Itaim

Reunião contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios que da região

A Secretária de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, na manhã desta quarta-feira (29/11), uma reunião para discutir propostas e melhorias para o fortalecimento na área de Saúde dos municípios que compõem o Vale do Rio Itaim. Reunião contou com o secretário de Saúde Antônio Luiz Soares, além de prefeitos e secretários municipais. 

Foto: Eduardo Amorim/Conecta PiauíSesapi realiza reunião para discutir melhorias na saúde no Vale do Rio Itaim
Sesapi realiza reunião para discutir melhorias na saúde no Vale do Rio Itaim

De acordo com Antônio Luiz o encontro tem, como objetivo principal, debater os investimentos no plano de Governo de expansão de ações de média e alta complexidade entre os anos de 2024 e 2027. O gestor estadual destaca que, a princípio, há uma necessidade de descentralizar a região do Vale do Rio Guaribas, composta por 39 municípios com um foco na cidade de Picos. 

“A atuação é descentralizar, criar um território a mais e termos mais capacidade de acesso, tanto para Picos, como para Marcolândia, como para Paulistana. Vamos melhorar todos os hospitais. Como falei, o Plano de Exposição 2025 vai melhorar Valença, vai melhorar Oeiras, vai melhorar o Bom Jesus, vamos ter UTI em Valença”, explica. 

Foto: Eduardo Amorim/Conecta PiauíSecretario de Saúde Antônio Luiz
Secretario de Saúde Antônio Luiz

O secretário também relatou que pretende implantar, até o fim da gestão do governador Rafael Fonteles, um programa que facilite e integre todos os municípios do Piauí, para que assim os trabalhadores da saúde possam identificar onde há vagas e especialistas necessários para o atendimento médico de pacientes. 

O prefeito de Jacobina, Gederlanio Rodrigues, mais conhecido como ‘GD’, representou os prefeitos da região do Vale do Itaim e destacou a importância da reunião. “A gente tem que criar essas discussões em prol da região, não quer dizer que tudo vai ter que voltar para a Paulistana. A gente vai descentralizar de Picos, trabalhar a organização, o que nós precisamos dentro do Vale do Itaim para depender, o mínimo possível, de Picos e Teresina, explica. 

A região é composta pelos municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia, Simões, Padre Marcos, Belém do Piauí, Jaicós, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Jacobina do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Betânia, Acauã, Paulistana e Queimada Nova.

Comente