Hugo Motta e Ciro Nogueira arregam e mudam discurso após pressão popular
Reação nas redes e cobrança popular forçam recuo de aliados da direita no CongressoA forte mobilização da sociedade civil organizada nas redes sociais e nos bastidores políticos fez com que o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) recuassem em suas posições de enfrentamento ao governo Lula. Apontados como opositores ao Palácio do Planalto, os dois passaram a adotar um discurso mais ameno nos últimos dias.

De acordo com análise do jornalista Carlitos Neto, da Revista Fórum, Hugo Motta ficou “completamente desorientado” diante da pressão popular. O parlamentar, que tem pretensões políticas na Paraíba, se viu em rota de colisão com a maioria do eleitorado local, onde Lula tem aprovação superior a 60%, chegando a quase 70% em Campina Grande.
Ciro Nogueira também foi alvo de críticas nas redes por defender cortes na máquina pública enquanto é acusado de gastar cifras altas com jatinho particular. Após a divulgação de notas fiscais e o desgaste da imagem pública, o senador adotou um novo tom, dizendo agora que é preciso diálogo.
A mudança de postura dos dois escancara o impacto direto da pressão popular sobre líderes do centrão e da direita no Congresso.
Assista a análise completa: