Chef de cozinha morre com suspeita de calazar em Parnaíba
Micael teria desenvolvido uma infecção bacteriana que agravou ainda mais o seu estado de saúdeO chef e pesquisador gastronômico Micael Morais, de 30 anos, faleceu nesta terça-feira (5), em Parnaíba, no litoral do Piauí. A suspeita é que a causa da morte tenha sido leishmaniose visceral, doença popularmente conhecida como calazar.

Durante o tratamento, Micael teria desenvolvido uma infecção bacteriana que agravou ainda mais o seu estado de saúde, segundo relatos de pessoas próximas. Ele estava internado e lutava contra a doença há algumas semanas.
Micael não estava enfrentando essa batalha sozinho: seu cão de estimação, que também teria sido diagnosticado com a doença, morreu em julho.
Trajetória marcada pela valorização da cultura alimentar brasileira
Natural do Ceará, Micael fixou residência no Piauí, onde se destacou por seu trabalho voltado à culinária indígena brasileira. Ao longo da carreira, atuou como consultor gastronômico em vários estados do país, incluindo Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraíba e o próprio Piauí.
Em 2023, chegou a ser selecionado para a fase profissional do MasterChef Brasil, e, nos últimos dois anos, foi um dos nomes de destaque do Festival Maria Isabel, evento que celebra a cultura gastronômica nordestina.
A empresa Nape Consultoria, da qual Micael fazia parte, lamentou a morte em nota pública:
“Nos despedimos do querido chef, vítima de leishmaniose, a mesma doença que também levou seu cão de estimação.”