Pacto pelas Crianças participa da 5ª edição do Diálogos pelo Piauí em Paulistana
Entre as ações ofertadas está também a Carretinha da Saúde, uma iniciativa do Pacto pelas CriançasO Pacto Pelas Crianças do Piauí marca presença na quinta edição do Diálogos pelo Piauí, que ocorre até este sábado (12) no município de Paulistana, contemplando o Território de Desenvolvimento Chapada Vale do Itaim. O evento, realizado pelo Governo do Estado de forma coordenada pelas Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), promove a escuta da população, o planejamento participativo e o acesso direto a serviços públicos essenciais.
As ações voltadas à Primeira Infância são desenvolvidas pelo Pacto Pelas Crianças e incluem a realização da Rodinha de Conversa, um espaço acolhedor onde as crianças podem brincar, se expressar e compartilhar suas vivências. Através dessa atividade, o Pacto proporciona a escuta ativa das infâncias e a construção coletiva de políticas públicas sensíveis às suas necessidades.

Entre as ações ofertadas está também a Carretinha da Saúde, uma iniciativa do Pacto pelas Crianças do Piauí, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A carretinha oferece atendimentos especializados em odontologia, audiometria e oftalmologia, contribuindo para o cuidado integral com a Primeira Infância. Essa estratégia faz parte do compromisso do Pacto em planejar e intermediar políticas públicas transversais, pactuadas com diferentes entes federativos, poderes e representantes da sociedade civil organizada.
Durante os três dias de evento, a população de Paulistana e municípios vizinhos tem acesso a uma ampla oferta de serviços gratuitos, como emissão de documentos, vacinação, atendimento jurídico, exames laboratoriais, orientações sobre crédito e empreendedorismo, além de capacitações profissionais.
A programação inclui ainda oficinas técnicas de revisão do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027 e uma plenária com o governador Rafael Fonteles, promovendo diálogo direto entre o governo e a população.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, a escuta ativa da população é essencial. “É fundamental que a população participe das oficinas de revisão do PPA e da plenária com o governador, porque é nesse espaço que conseguimos alinhar as políticas públicas às reais necessidades dos territórios. O Piauí está construindo seu futuro com a participação direta de quem vive os desafios do dia a dia”, destacou.
Com foco na participação cidadã e no fortalecimento das políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e desenvolvimento, o Diálogos pelo Piauí segue consolidando-se como uma importante ferramenta de construção democrática e regionalizada das ações de governo.