Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Codevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí

Com tecnologia simples e eficaz, a unidade de produção tem capacidade de processar até 3 toneladas
Redação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta segunda (14/07), no galpão da empresa pública, na zona Sul de Teresina, a solenidade de entrega de fábricas de farinha móveis a 20 municípios piauienses.

Foto: Conecta PiauíCodevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí
Codevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí

Com tecnologia simples, rebocável e eficaz, a unidade de produção tem capacidade de processar até 3 toneladas por dia de derivados da mandioca. Com investimentos de R$ 3,3 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União, a iniciativa contempla 2 mil famílias que sobrevivem da mandiocultura no estado.

Estiveram presentes no evento, representantes de entidades rurais, prefeitos, vereadores e demais autoridades políticas, entre elas, senador Marcelo Castro e deputado federal Castro Neto, ambos destinaram recursos para a aquisição dos bens. Na oportunidade, os beneficiários também acompanharão o funcionamento da estrutura e de todas as etapas do processamento da mandioca, um dos alimentos mais consumidos no Piauí.

O senador Marcelo Castro destaca que as ações da Codevasf têm gerado transformações reais no cotidiano do agricultor familiar. “Estamos muito orgulhosos do papel que a Codevasf vem desenvolvendo no Piauí. Já são mais de 400 tratores distribuídos e, hoje, são entregues 22 casas de farinha móveis que vão facilitar muito a vida do homem do campo. Essas unidades vão até a porta do produtor, onde a mandioca é descascada, moída e transformada em farinha e tapioca, tudo ali mesmo, sem a necessidade de pagar frete ou deslocar a produção”, pontua.

Foto: Conecta PiauíCodevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí
Codevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí

Além das casas de farinha, o senador lembra que o pacote de entregas incluiu tratores, retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões e equipamentos voltados à cadeia do mel, como casas de mel e caixas de abelha. “É um complexo de ações. São várias iniciativas que ajudam a aumentar a produção, gerar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias do campo”, reforça.

O deputado estadual Castro Neto destaca o impacto das novas fábricas móveis de farinha entregues pela Codevasf a municípios piauienses. “É uma tecnologia revolucionária para o homem do campo. A casa de farinha vai até onde precisa, facilitando a produção de beiju, farinha e garantindo mais emprego e renda para as famílias”, afirma.

Foto: Conecta PiauíCodevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí
Codevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí

Ele ressalta que a ação é fruto de parcerias. “Esse é um trabalho do nosso mandato junto com o senador Marcelo Castro e com a gestão da Codevasf, que tem feito um excelente trabalho sob a condução do Marcelo Filho. É gratificante ver recursos transformando sonhos em realidade”, pontua.

Marcelo Castro Filho, superintendente da Codevasf no Piauí, enfatiza os impactos positivos da fábrica de farinha móvel para os agricultores familiares. “O custo com frete, que às vezes representa até 30% da arrecadação, acaba comprometendo a renda de quem planta em pequenas áreas. Com a fábrica indo até a comunidade, evitamos esse gasto e garantimos que o dinheiro fique com o produtor”, avalia.

Foto: Conecta PiauíCodevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí
Codevasf entrega fábricas de farinha móveis a 20 municípios do Piauí

Ele destaca que, além da economia, a mobilidade da estrutura traz praticidade e ganho de produtividade. “Às vezes, uma casa de farinha fica a 60 quilômetros da lavoura. O agricultor precisa de vários fretes para transportar a mandioca, o que reduz muito o lucro. Com a unidade móvel, ele faz tudo na porta de casa, com mais qualidade e menos esforço”, explica.

Serão beneficiadas 13 prefeituras e 7 associações dos seguintes municípios piauienses: Assunção do Piauí, Cajazeiras, Campinas do Piauí, Caxingó, Cocal de Telha, Colônia do Gurgueia, Curimatá, Curral Novo, Inhuma, Itaueira, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Hipólito, Paes Landim, Pedro Laurentino, Queimada Nova, Santa Rosa, Santana do Piauí, São Braz e Simplício Mendes.

Como funciona

A Casa da Farinha Móvel é uma estrutura composta por todos os equipamentos necessários para o processamento da mandioca e obtenção da farinha e goma. Montada sobre uma plataforma rebocável de fácil utilização, pode ser deslocada por veículo utilitário e possui os seguintes componentes: lavador e descascador automático com motor elétrico; ralador e triturador automáticos; prensa hidráulica; forno mecanizado para torrar a farinha; peneira e extratora de fécula (com capacidade média de produção entre 10 a 15 sacos de 50kg/dia); 2 reservatórios de água PVC de 500 litros, dentre outros.

Entre os impactos positivos imediatos estão baixo consumo de energia elétrica, higiene no beneficiamento da farinha, não necessita de construção civil, bem-estar aos operadores dos equipamentos, comercialização do excedente, deslocamento da casa de farinha até a área de produção (roça) o que reduz custo e esforço físico para transporte da mandioca.

Comente