Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Dia do Consumidor: economista explica como evitar prejuízos durante as compras

Fernando Galvão destaca a assimetria de informações entre consumidores e vendedores
Redação

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é essencial refletir sobre o equilíbrio nas relações de compra e venda. O economista Fernando Galvão destaca a assimetria de informações entre consumidores e vendedores, o que coloca quem compra em desvantagem no mercado.  

"Esse nome chamado de mercado, no final das contas, se refere a uma estrutura, seja ela física ou digital, que proporciona um encontro entre quem quer comprar e quem quer vender. Nesse encontro, temos um choque de interesses: quem compra busca o menor preço e melhor custo-benefício, enquanto quem vende objetiva o maior lucro possível. O detalhe é que, geralmente, quem vende está numa posição estrategicamente mais vantajosa, pois detém mais informações sobre custos, formação de preços e margens de lucro", explica Galvão.

O especialista ressalta a necessidade de fiscalização e regulação dessas relações, reforçando a importância do Código de Defesa do Consumidor. Segundo ele, sem regras claras e fiscalização eficaz, o consumidor pode ser prejudicado por práticas oportunistas.  

"A grande parte da população que consome não tem o devido preparo para comprar. Então, nesta Semana do Consumidor, precisamos refletir sobre essas relações para que não sejamos vítimas ou massa de manobra. Ao mesmo tempo, é fundamental que as operações de venda sejam conduzidas com ética, garantindo um mercado equilibrado, onde todos saem ganhando", conclui.

Comente