Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Dia da Consciência Negra é marcado com resultados positivos no Piauí

O Conecta Piauí conversou com pessoas que vem lutando pelos direitos dos negros

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Em Teresina, uma das comemorações foi realizada durante a abertura da exposição 'Trindade Vive' com  mais de 100 fotos da deputada federal, Francisca Trindade, falecida em 2003, no Salão Nobre do Palácio de Karnak.

O Conecta Piauí conversou com pessoas que vem lutando pelos direitos dos negros e que enfrentam o preconceito da sociedade.

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíMarcos Vinicios, coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas do Governo do Estado do Piauí
Marcos Vinicios, coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas do Governo do Estado do Piauí

Marcos Vinicios, coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas do Governo do Estado do Piauí, falou sobre a data, "Não só no novembro negro, mas a Superintendência de Igualdade Racial e povos Originários Quilombolas e de Terreiros, tem buscado a questão da luta antirracista, nós estamos lançando hoje, a campanha antirracista, neste dia estamos felizes, porque inúmeras comunidades quilombolas do Piauí estão celebrando as suas lutas e conquistas", disse.

O cantor e compositor Dimas Bezerra ressaltou a importância da comemoração da data. "Isso tudo começou com a primeira bandeira levantada pela Francisca Trindade, sobre a questão do negro no Brasil. A nossa luta é do dia a dia, os movimentos hoje estão mais integrados e mais conscientes, estamos avançando", disse.

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíDimas Bezerra
Dimas Bezerra

Sônia Terra destacou a evolução referente as conquistas do negro no Piauí. "Tudo isso foi uma caminhada longa. Para nós é importante chegar nas universidades e ver que presença negra está ali,chegar em qualquer lugar e ver o quanto a nossa luta está valendo a pena, contradizendo todo o preconceito com as cotas para negros e negras".

Foto: Tiago Moura/ Conecta PiauíSônia Terra
Sônia Terra

Comente