Cidades do Sul do Piauí registram os menores níveis de umidade do ar do Brasil
Quase todo o território piauiense segue sob dois alertas do Inmet; saiba como se proteger!Oeiras e Alvorada do Gurguéia, no Sul do Piauí, registraram neste domingo (31/08) os menores níveis de umidade relativa do ar do Brasil, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Oeiras chegou a apenas 13%, enquanto Alvorada marcou 14%, patamares muito abaixo do considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda variação entre 50% e 60%.

A situação coloca a população em estado de alerta. O clima seco aumenta o risco de incêndios, agrava problemas respiratórios e exige mais cuidados com a hidratação. Além das duas cidades, outros municípios também enfrentaram índices preocupantes: Uruçuí (15%), Picos, Castelo do Piauí e Paulistana (17% cada), Campo Maior (20%) e Corrente (21%). Piripiri apresentou 36%, valor mais ameno, mas ainda baixo.
Quase todo o território piauiense segue sob dois alertas do Inmet. Enquanto no Centro-Norte os níveis podem variar entre 20% e 30%, o Sul concentra os índices mais severos, chegando a 12%.
Como reduzir os impactos do clima seco
As autoridades reforçam que a população deve adotar medidas de prevenção para minimizar os efeitos da baixa umidade:
- ingerir bastante água;
- evitar esforço físico em horários quentes;
- reduzir a exposição solar entre 10h e 16h;
- manter ambientes úmidos e a pele hidratada.
Em caso de necessidade, os órgãos de emergência podem ser acionados: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).