Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Certificado internacional coloca o Piauí em destaque no cenário de sanidade animal

O estado recebeu o certificado de área livre da febre aftosa sem vacinação em Paris
Redação

O estado do Piauí alcançou um marco histórico no mês passado: recebeu o certificado internacional de área livre da febre aftosa sem vacinação. A conquista foi oficializada em Paris, na França, durante a reunião anual da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que aconteceu entre os dias 25 e 29 de maio. O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Fábio Abreu, representou o estado no evento, junto com autoridades nacionais e internacionais. 

Foto: AssessoriaCertificado internacional coloca o Piauí em destaque no cenário de sanidade animal
Certificado internacional coloca o Piauí em destaque no cenário de sanidade animal

Esse certificado traz um cenário revolucionário para os produtores rurais piauienses, pois abre as portas do mercado internacional para a exportação de carne bovina e seus derivados. 

“Abre mercados do estado Piauí para qualquer país do mundo que começaram a fazer compras aqui no nosso estado, as exportações de mercadorias, no caso da carne bovina derivadas, através obviamente de outros mercados que não existiram no nosso estado. Com um valor internacional, esse produto será vendido obviamente com um acréscimo financeiro em cima do produto vendido aqui”, ressaltou o secretário. 

Foto: AssessoriaCertificado internacional coloca o Piauí em destaque no cenário de sanidade animal
Certificado internacional coloca o Piauí em destaque no cenário de sanidade animal

Agora, com o novo status sanitário, os produtores do Piauí podem vender seus produtos para diversos países do mundo, o que deve trazer mais valorização e lucro. O mesmo produto que era vendido apenas no mercado interno, por um determinado valor, agora poderá ser exportado por um preço mais alto.

Além disso, o estado comemora outro avanço: o nascimento dos primeiros bezerros do programa Piauí mais Genética, criado para melhorar geneticamente o rebanho piauiense. A ideia é garantir que a carne produzida aqui tenha alta qualidade e seja competitiva nos mercados mais exigentes.

Nós estamos comemorando aqui internamente, no nosso estado, os nascimentos dos primeiros animais do programa Piauí mais Genética. Porque, para se exportar, o produto tem que ser de qualidade. Então, a proposta dessa ideia e desse objetivo que nós já havíamos focado, e isso aí o Governador Rafael tem sido bastante enfático, de colocar o nosso estado no mercado internacional, seja em qual área for, de competitividade alta, nós iniciamos o programa Piauí mais Genética. E esse programa ele melhora geneticamente o nosso remanente”, Os dois primeiros bezerros do programa nasceram na cidade de Lagoinha do Piauí e marcam o início de uma nova fase para a pecuária do estado”, comemorou Fábio Abreu. 

Foto: AssessoriaNascimentos dos primeiros animais do programa Piauí mais Genética
Nascimentos dos primeiros animais do programa Piauí mais Genética

O secretário também ressaltou que o apoio fundamental do governador Rafael Fonteles, tem reforçado a importância de tornar o Piauí um estado forte no agronegócio, com foco em exportações e melhoria da produtividade.

O Fórum em Paris aconteceu entre os dias 25 e 29 de maio 

O Fórum de Sanidade Animal sobre Vacinas e Vacinação debateu os mais recentes avanços e desafios relacionados ao desenvolvimento de vacinas, obstáculos regulatórios, limitações logísticas e aspectos comerciais.

Além das discussões sobre vacinas, o dia foi reservado para a Primeira Sessão Plenária do fórum, atividades dos Grupos de Trabalho sobre Vida Selvagem e Resistência Antimicrobiana, além de apresentações com os destaques das atividades regionais. 

Foto: AssessoriaO Fórum em Paris aconteceu entre os dias 25 e 29 de maio
O Fórum em Paris aconteceu entre os dias 25 e 29 de maio

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) realizou seu encontro anual, que reuniu representantes dos 183 países membros, além de organizações internacionais e regionais, para discutir temas fundamentais da saúde animal global.

No último dia do fórum, o estado do Piauí recebeu o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, marcando um avanço histórico para a pecuária do estado e abrindo novas oportunidades no mercado internacional.

Comente