Floriano recebe o Capacita+ e se alinha à lei do deputado Dr. Marcus Vinícius
Ação capacita gestores para atuação qualificada na Operação Carro-PipaO programa Capacita+, promovido pela Secretaria da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), chega nesta quinta-feira (24) ao município de Floriano, em um momento em que o Estado começa a colocar em prática a nova Lei nº 8.235, de 13 de dezembro de 2023, de autoria do deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), que institui o “Agosto Cinza”, mês de conscientização, prevenção e combate a incêndios e queimadas no Piauí.

A ação visa capacitar gestores, secretários e técnicos municipais para atuação qualificada na Operação Carro-Pipa, que garante o abastecimento emergencial de água em áreas atingidas pela seca. A Defesa Civil do Piauí sai na frente e é pioneira nesta modalidade de capacitação.
Em Floriano, o evento ocorrerá no Instituto Federal do Piauí e deve reunir dezenas de representantes de prefeituras da região. As atividades serão conduzidas por Jorimar Gomes, da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, que abordará temas como elaboração de decretos de emergência, uso correto do Sistema S2ID e resposta rápida diante dos impactos da estiagem.
“É importante que os municípios entendam os processos do S2ID, para quem solicitem os recursos e, assim, esperamos ajudar os municípios e seus coordenadores com relação a seca que só tem a se agravar”, conta o técnico.

A capacitação também contará com a presença do Coordenador de Reconhecimento Federal da Defesa Civil Nacional, Frederico Santana, que trará contribuições sobre o uso do sistema.
“Precisamos fortalecer as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e garantir que os gestores saibam como acessar os programas de apoio do Governo Federal. O correto uso do S2ID é fundamental para inclusão na Operação Carro-Pipa e para acelerar as ações de resposta”, pontuou Yvana Dantas, diretora de Resposta da Sedec.
O Capacita+ percorrerá os quatro polos do estado, abrangendo os 224 municípios piauienses, com próximas etapas em São João do Piauí (26/07) e Bom Jesus (28/07).
A Lei do Agosto Cinza prevê campanhas educativas, materiais informativos, divulgação do 193 e orientações em escolas, reforçando a importância de iniciativas como o Capacita+ no enfrentamento aos impactos das queimadas e da seca no estado.
