'É preciso parar com essa ideia cretina de que o pobre quer ser pobre', diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a afirmação na sua rede social X (antigo twitter)O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma declaração contundente em suas redes sociais nessa quinta (17/10), criticando uma narrativa que, segundo ele, perpetua preconceitos sobre a população de baixa renda. "É preciso parar com essa ideia cretina de que o pobre quer ser pobre para sempre", afirmou o presidente, reforçando sua visão de que as condições de vida das pessoas menos favorecidas são resultado de desigualdades estruturais, e não de uma escolha pessoal.
É preciso parar com essa ideia cretina de que o pobre quer ser pobre pra sempre. Eu quero que o pobre deixe de ser pobre. Que possa ter um carro, uma casinha, emprego digno, se vestir bem. Ter os bens que produzem. #LulaNaRádioMetropole
— Lula (@LulaOficial) October 17, 2024
A fala de Lula surge em um momento de debates acirrados sobre políticas públicas voltadas para a redução da pobreza e desigualdade no Brasil. Em seus mandatos anteriores, o presidente esteve à frente de programas como o Bolsa Família, que buscavam atender as necessidades de milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Agora, em seu novo mandato, Lula tem reforçado seu compromisso em combater a fome e promover a inclusão social, propondo novas ações e investimentos em áreas estratégicas.