Prefeito de Paulistana projeta avanços com foco na agropecuária local
o gestor acredita que a organização da cadeia produtiva é a chave para o desenvolvimento sustentávelNa manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, falou com otimismo sobre o futuro do município e destacou as principais metas de sua gestão, com ênfase no fortalecimento da produção agropecuária e na valorização dos produtores locais. Com raízes na zona rural e experiência em cooperativas, o gestor acredita que a organização da cadeia produtiva é a chave para o desenvolvimento sustentável da região.
“Eu tenho muita perspectiva de que a gente vai avançar muito. Às vezes, eu digo que o lugar não é o problema, são as pessoas que fazem o problema”, afirmou Osvaldo, apontando que a desorganização entre os produtores tem sido um dos principais entraves para o progresso da agropecuária local.

O prefeito relembrou sua trajetória na comunidade Abelha Branca, onde iniciou seu trabalho por meio de uma associação rural. Segundo ele, a organização comunitária foi essencial para o avanço de atividades como a produção de mel, que atualmente é exportado, e o cultivo de algodão, que abastece inclusive uma fábrica francesa responsável por fabricar tênis da marca Puma.
Apesar desses avanços, Osvaldo destacou que a falta de estrutura para o abate de animais ainda representa um grande gargalo para a cadeia produtiva de carne na região. “Os animais têm que sair vivos daqui pra Teresina, Maranhão, Pernambuco...”, lamentou o gestor, ao comentar sobre a ausência de um frigorífico com selo de inspeção no território.