Paulistana sedia ExpoFest e movimenta economia com feira de ovinos e caprinos
Evento destaca importância dos ovinos e caprinos para a economia do semiárido piauienseA cidade de Paulistana é destaque nesta sexta-feira (11/07) com a realização da ExpoFest, feira que reúne criadores e comerciantes de ovinos, caprinos e derivados. O evento se consolida como um importante espaço de compra e venda no setor, fortalecendo a economia local e promovendo negócios na região.

O prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, comenta os esforços da gestão para revitalizar a tradicional feira de animais da cidade. "Ao lado do secretário de Agricultura, reorganizamos a feira para a sexta-feira, seu dia original, o que possibilitou um novo ordenamento com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e aumentou o fluxo de compradores", afirma.

Ele também projeta melhorias para o futuro da agropecuária local. "Vejo com esperança o desenvolvimento da região. O maior problema não é o lugar, mas a falta de organização. Precisamos avançar em estrutura, como os frigoríficos, para comercializar os animais com os selos exigidos, agregando valor à produção", pontua.
O técnico agropecuário da ADAPI, Almir de Sousa, destaca o papel essencial da instituição na realização da feira de animais em Paulistana. “A ADAPI tem um papel fundamental aqui, porque acompanha a entrada e a saída dos animais por meio da GTA, a Guia de Trânsito Animal, que garante a sanidade e a rastreabilidade dos rebanhos”, explica.

Segundo ele, essa documentação é indispensável para que os animais possam ser comercializados com segurança, tanto para abate quanto para outras propriedades rurais. “Esse controle contribui diretamente para a movimentação econômica da agricultura familiar e do agronegócio da microrregião”, ressalta.
O vereador Daniel de Alberto, que está em seu quarto mandato em Paulistana, comenta o momento atual do município e a importância de novos investimentos. “Paulistana hoje voltou aos trilhos com a gestão do prefeito Osvaldo. Tivemos um retrocesso na administração anterior, mas agora vemos a feira de animais se fortalecendo e a exportação de produtos como algodão e mel retomando força”, pontua.

Ele também ressalta desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional. “Apesar das preocupações, como a taxação do mel pelos Estados Unidos, seguimos buscando avanços. A ferrovia que corta nossa cidade é um exemplo disso, e com a instalação de um Porto Seco, podemos impulsionar ainda mais a economia local”, afirma.
Veja o vídeo: