Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

CBF solicita alteração no formato de acesso dos times brasileiros à Libertadores

Conversas informais entre CBF e a Conmebol não avançam e mudanças podem não acontecer

A CBF pediu à Conmebol mudanças no formato de acesso dos clubes brasileiros na Libertadores e Sul-Americana, com o objetivo de melhorar o calendário das equipes. A solicitação foi feita por meio de um ofício enviado em setembro de 2024, com sugestões que poderiam começar a valer em 2026, afetando o Campeonato Brasileiro de 2025. O documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, destaca a necessidade de ajustes para reduzir a carga de jogos das equipes brasileiras.

Foto: ReproduçãoCBF
CBF

Entre as principais propostas da CBF estão a ampliação das vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores, para evitar confrontos desnecessários nas fases preliminares, como ocorreu com Botafogo e Red Bull Bragantino, que precisaram disputar quatro jogos entre si para uma vaga na fase de grupos. A CBF também ressaltou o impacto das competições internacionais no calendário, já que quatro times brasileiros (Internacional, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Athletico-PR) participaram dos playoffs da Sul-Americana, aumentando ainda mais a sobrecarga de partidas.

Apesar das conversas informais entre a CBF e a Conmebol, o pedido não avançou. A Conmebol não respondeu ao ofício e, segundo a CBF, não haverá mudanças nas competições de clubes enquanto durar o atual ciclo contratual de 2023-2026.

Comente